Fortaleza – CE. Nesta sexta-feira (4), a partir das 18h, será realizado o World Sustainable Development Teach-In Day, maior evento de ensino sobre Sustentabilidade do mundo. A palestra de abertura terá à frente a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Tarin Mont’Alverne, que vai falar sobre Proteção da biodiversidade da Amazônia Azul.
As advogadas cearenses Lorena Bastos, Amanda Duarte e Benemara Gonçalves apresentam o painel A importância da educação para o combate à caça nos municípios. As profissionais fazem parte do grupo Advogadas Animalistas do Ceará (@advanimalistasdoceara), formado por profissionais do direito para contribuir para a preservação do meio ambiente e proteção animal.
O evento, que será transmitido por meio virtual (http://meet.google.com/jfb-wfpm-jkr), também debaterá assuntos como mangue e sustentabilidade, a necessidade da proteção da fauna silvestre, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas universidades brasileiras, projetos de Educação Ambiental nas escolas, entre outros.
“A questão do Desenvolvimento Sustentável precisa, com urgência, ser debatida com mais frequência. É preciso falar mais sobre isso nas escolas, principalmente, para que as crianças cresçam entendendo a relevância do assunto. É uma enorme satisfação podermos contribuir para este evento internacional e, de alguma forma, ajudar a construir, por meio do debate, uma sociedade mais consciente quanto às questões ambientais”, afirma Lorena Bastos.
O evento é organizado pela European School of Sustainability Science and Research (ESSSR), Inter-University Sustainable Development Research Programme (IUSDRP), liderado pela Hamburg University of Applied Sciences (Alemanha) and Manchester Metropolitan University (Reino Unido).
Dia Mundial de Ensino sobre
Desenvolvimento Sustentável
O WSD TID 2020 marca o início de um movimento global de uma década que visa aumentar e difundir a conscientização sobre os ODS das Nações Unidas (ONU). O evento é aberto para facilitar a rede e a transferência de conhecimento em um ambiente de aprendizagem digital internacional. Acadêmicos de universidades em todo o mundo são incentivados a participar e contribuir com slides de apresentação no estilo de recursos educacionais abertos, em Inglês, Alemão, Francês, Português ou Espanhol.
Voluntárias da causa animal / ambiental
O grupo Advogadas Animalistas funciona de forma virtual por meio de reuniões entre profissionais do Direito e voluntários da causa animal / ambiental, com o objetivo de contribuir, seja por meio de debates ou ações judiciais, com a proteção ao ambiente e à defesa dos animais.
Uma das ações do grupo, por exemplo, foi uma ação de busca e apreensão sobre dez cães em situação de maus-tratos em uma casa no bairro Aldeota, em Fortaleza. A ação resultou na primeira prisão da Cidade feita pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente sob a égide da nova lei que aumenta a pena para quem praticar maus-tratos a animais domésticos. O processo segue em segredo de Justiça.