O escritor e jornalista Vilmar Berna partiu. Deixou esposa, filhos e netos e, também, uma enorme legião de amigos e admiradores. Gente que jamais esquecerá do grande pensador bonachão que agiu e inspirou com decisiva contribuição para um mundo mais civilizado!
Por Dal Marcondes
Amigo
Uma das tarefas mais difíceis é falar sobre um amigo que parte. Mais ainda quando ele não é apenas um amigo, mas sim um homem que construiu uma vida muito além de qualquer limite que a própria vida lhe impôs. Há muito o que se possa dizer dessa pessoa, pai, marido, avô dentro da dimensão humana. Um caráter inquieto e incapaz de desviar o olhar de uma iniquidade. Vilmar Sidnei Demamam Berna, ou simplesmente Vilmar Berna nunca guardou para si sua acurada visão da humanidade e do mundo. Tornou-se jornalista para contar histórias e defender o maior bem da vida, o Planeta Terra.
Foi reconhecido pela ONU como um lutador, recebeu o Prêmio Global 500 das mãos do imperador Akihito, do Japão, por ser um incansável defensor da vida, em todas as suas formas e dimensões. Nisso esteve ao lado de gigantes como seringueiro Chico Mendes e o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Conta-se que os diplomatas brasileiros estavam preocupados, porque Vilmar não deveria e não poderia dirigir a palavra ao Imperador. O protocolo japonês colocou todas as regras de uma cerimônia solene e pediu que Vilmar apenas se dirigisse ao palco, recebesse a honraria e retornasse a seu lugar. Não deu certo.
Vilmar dirigiu-se ao palco, olhou fixamente e imperador e fez um arrazoado sobre a política japonesa de caça às baleias. Tentaram interromper, mas o próprio imperador pediu que continuasse e chamou seu interprete. Ao final da fala prometeu a Vilmar que iria se inteirar dos dados e conversar com seu primeiro ministro.
Transformou a militância ambiental em uma missão. Inspirou gerações de jovens jornalistas que hoje brilham em todas as mídias. Usou seu talento com as palavras e seu conhecimento para falar com todos os públicos, desde gestores públicos, empresários, que sempre o respeitaram, até as crianças, a quem dedicou seu melhor com a publicação de dezenas de livros em uma linguagem que respeita a inteligência de seus leitores, de qualquer idade.
Vilmar criou uma das primeiras mídias a dedicar-se exclusivamente à pauta ambiental no Brasil, o Jornal do Meio Ambiente. Com a internet, criou a Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), com milhares de participantes em todo o País.
Vilmar Berna por Vilmar Berna
Ninguém melhor para falar sobre a vida do ser humano, jornalista, militante, escritor e pensador Vilmar Berna, do que ele mesmo. Confira em seu blog pessoal. Boa leitura!
Vilmar Berna foi muito além de qualquer limite que a vida pudesse lhe impor!
Tivemos o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele, ainda que de forma pontual. Fará uma enorme falta!