A mobilização incluiu o Seminário Educação Contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para professores do ensino básico do Nordeste e público em geral
A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), que nasceu no Ceará, mas que atua com projetos em todo o Brasil, deu início, neste mês de dezembro, à campanha “Mudanças para transformar o futuro”, voltada para o fortalecimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que norteiam as nações para o cumprimento de políticas públicas, direcionadas à sustentabilidade, à erradicação da fome e às problemáticas que comprometem o crescimento dos países. O projeto também foca, de um modo geral, na Agenda 2030, que se trata de um plano de ação para as pessoas, o Planeta e a prosperidade.
“Nós temos pelo menos cinco objetivos, dos ODS, que foram fortemente trabalhados neste ano com estudantes da rede pública de ensino básico do Rio Grande do Norte e também de outros estados, por meio do Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas: o ODS número um, que trata a erradicação da pobreza; o dois, que aborda a redução da fome e a agricultura sustentável; o quatro, que trabalha a educação de qualidade para além de conteúdos formais; o seis, que traz a importância das pessoas terem acesso à água potável; e o último, que é o ODS 10, que trata sobre a redução das desigualdades. São objetivos que a Adel já trabalha há anos, por meio de ações voltadas para o desenvolvimento das cadeias produtivas, do aumento da produtividade e da rentabilidade, das atividades pecuárias e agrícolas e do fortalecimento e apoio aos projetos de negócios e sociais de jovens que contribuem para que as pessoas possam ter uma melhor renda”, destaca Adriano Batista, diretor executivo da Adel.
E ele acrescenta: “A nossa ideia é que essa campanha, de fortalecimento dos ODS e da Agenda 2030, seja algo constante na nossa estratégia de atuação e comunicação, para que as pessoas, as ONGs e as empresas se engajem em trabalhos que gerem mudanças para o futuro. Nós percebemos que existe um envolvimento das organizações e das empresas em relação ao assunto, mas muito ainda precisa ser feito, pois a maioria das pessoas ainda desconhece sobre a importância desses Objetivos, principalmente os educadores, grandes aliados para a realização dessas mudanças”.
Está gostando deste conteúdo? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!
Programação on-line
A proposta é levar ao público, informações sobre os ODS, com destaque à sua importância e sobre como iniciativas individuais e coletivas podem colaborar para atingir as metas estipuladas para garantir a sobrevivência da Terra. A campanha começou on-line, nas redes da Adel e finalizou com o seminário “Educação Contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável“, nesse dia 16 de dezembro, no canal do YouTube da Adel, ainda disponível para quem perdeu.
A principal palestra do evento – “Como a educação contextualizada pode contribuir com o alcance da Agenda 2030 e ODS?” foi mediada pelo CEO do Impacta Nordeste, Marcello Santos. Os demais participantes foram Gláucio Gomes, diretor de desenvolvimento da Adel; Milena Murta, coordenadora de responsabilidade social da Elera Renováveis; e Vanessa Kalianne, internacionalista e coordenadora da Rede Internacional de Promotores ODS no Brasil.
“Nesse contexto que nós ainda estamos vivendo, de pandemia, torna-se urgente esse debate, já que as problemáticas se agravaram. Precisamos melhorar as condições de vida das pessoas até 2030, principalmente as que enfrentam a fome. Temos conseguido, enquanto organização da sociedade civil, cumprir alguns desses Objetivos, por meio dos nossos projetos e das nossas estratégias de atuação, mas cada um pode fazer a sua parte. Disseminar a informação foi outra forma que encontramos de fortalecer essa luta”, explica a diretora de programas da Adel, Aurigele Alves.
Nessa etapa da Campanha “Mudanças para transformar o futuro” a Adel produziu conteúdos e promoveu debates (lives, webinars, palestras nas escolas) sobre cada ODS relacionado ao projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, realizado pela Adel com o apoio da Elera Renováveis, com instituições de ensino básico no Rio Grande do Norte.
A proposta foi apresentar ao público como essa iniciativa se propõe a contribuir para transformar a escola em um espaço efetivamente plural, ao permitir a expressão das diferenças e dar oportunidade a todos de conhecer os ODS e a Agenda 2030.
O Seminário “Educação Contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” discutiu o papel da escola para a promoção do desenvolvimento sustentável com o entendimento da importância do protagonismo de adolescentes e jovens, as suas potencialidades para serem empreendedores (de negócios ou sociais) e o papel crucial de professores ao serem líderes na formação e preparação intelectual desses para a promoção de mudanças.