Cerca de três mil jovens rurais apoiados pelo PJER têm como principal renda os serviços e produtos que disponibilizam por meio de seus pequenos e médios negócios

Fortaleza – CE. Diante de todos os problemas ocasionados pela pandemia que mudou o ritmo do Planeta, de Covid-19, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) divulgou medidas de apoio a jovens empreendedores rurais beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER).

Cerca de três mil jovens rurais apoiados pelo PJER têm como principal renda os serviços e produtos que disponibilizam por meio de seus pequenos e médios negócios. As medidas de apoio da Adel a estes jovens são divididas em três eixos:

  • Assessoria e Mentoria virtual
  • Produção de Conteúdo e-learning
  • Plano de contingência do Fundo Veredas
    ( iniciativa de crédito própria e particular criada pela instituição)

As assessorias e mentorias para os jovens são feitas por telefone e whatsapp pela equipe de programas da Adel. A equipe analisa a situação de cada empreendimento e planeja junto com o jovem soluções e medidas para amenizar os impactos da crise no negócio.

Já a produção de conteúdo e-learning acontece por meio das redes sociais.
Estão sendo realizadas, desde segunda-feira (13), lives, webinars, rodas de conversa virtuais, fóruns e publicações de encartes com conteúdo para auxiliar os empreendedores. Diversos especialistas estarão junto com a Adel falando sobre resiliência, educação financeira, empreendedorismo, inovação, economia criativa, diversidade, dentre outros temas.

O primeiro encontro online abordou o tema Resiliência, com a participação de dois diretores da Adel, Gláucio Gomes (Desenvolvimento) e Aurigele Alves (Programas). A live foi no Instagram da Adel (@adelceara). Nesta quinta-feira (16), às 14h, será realizado um webinar sobre Educação Financeira, no canal do YouTube, com a participação de Lilian Prado, co-fundadora e diretora da ONG Acreditar.

Ações do Fundo Veredas

O Plano de contingência do Fundo Veredas é destinado a todos jovens que tomaram crédito nos últimos anos para implementarem seus negócios. As medidas de apoio para os jovens que acessaram o Fundo Veredas, incluem a suspensão de pagamentos, ampliação de carência, renegociação de prazos e dívidas pelos próximos 90 dias.

Segundo a diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, estas ações objetivam apoiar/dialogar com os jovens empreendedores rurais para juntos driblarem essa crise. “Mesmo com os auxílios governamentais disponibilizados, a maioria dos jovens, em especial os jovens rurais, não terão acesso a benefícios que garantam a manutenção de seus negócios”, destaca.

Tanto os empreendedores que residem no meio rural quantos os que vivem nos centros urbanos estão remodelando seus processos e buscando alternativas para sobreviverem a esta crise. Os gestores da Adel seguem analisando o cenário diariamente e elaborando estratégias para proteger e apoiar aqueles que estão mais expostos a toda dificuldade que a crise ocasionada pela Covid-19 provocará ainda mais nos próximos meses.

Serviço

Mais detalhes sobre essas e outras medidas de apoio aos jovens podem ser consultadas pelas redes sociais e/ou telefone e Whatsapp: (85) 9 9984.4131.

Fonte: Adel

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo