Por Maristela Crispim
Editora geral
No Dia de São José, padroeiro do Ceará, data que, segundo a crença popular, é decisiva para a qualidade das chuvas no Estado, a previsão da Funceme é de precipitações em algumas regiões.
Fortaleza – CE. 19 de março é Dia de São José, que, segundo o Novo Testamento, foi o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. Carpinteiro, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores“, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias“.
Feriado no Estado do Ceará, que o tem como padroeiro, esta é uma data de grande devoção entre o povo sertanejo, que considera a data como referência da qualidade do período chuvoso. Diz-se que, se chover bem neste dia, é um excelente sinal para quem precisa de terra molhada para o cultivo de sequeiro ou mesmo para encher a cisterna e garantir o abastecimento da família no período de estiagem.
Mas, após praticamente uma década de chuvas irregulares na região, as preocupações se direcionam aos grandes reservatórios, que ainda se encontram com uma reserva muito aquém das necessidades do Estado: o maior deles, Castanhão, com apenas 4,39% da sua capacidade; o segundo maior, Orós, com 6,33%; e o terceiro, Banabuiú, 6,20%. Os números são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Chuvas no Estado
Na véspera do feriado de São José, choveu em 57 dos 184 municípios cearenses, sendo as maiores precipitações em Lavras da Mangabeira (170 mm), Novo Oriente (102.5 mm) e Barro (97.2 mm), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Entre as 7h de quinta-feira (18) e sexta-feira (19), choveu em 35 município, de acordo com o boletim da Funceme atualizado às 8h desta sexta. Por enquanto, as maiores chuvas foram nos municípios de Iracema (102.0 mm) e Crateús (90.0 mm).
Cinco maiores precipitações
(das 7h de 17/3 às 7h de 18/3 – em mm)
- Lavras da Mangabeira: 170.0
- Novo Oriente: 102.5
- Barro: 97.2
- Milagres: 87.0
- Aurora: 68.0
Fonte: Funceme
Centro-sul e noroeste devem concentrar
Segundo a Funceme, o Ceará segue com tendência de chuvas em todas as regiões até a próxima sexta-feira (20), porém, os acumulados, de forma geral deverão ser menos expressivos em relação ao início da semana.
De acordo com análise das condições de tempo realizada na manhã dessa quarta (18), a instituição indica que, ao longo deste dia 19, o céu seguirá variando sua cobertura. O noroeste do Ceará, região que compreende a Ibiapaba e o Litoral Norte, deve ficar suscetível a chuvas mais expressivas em relação à maior parte do território cearense. Porém, Cariri, Sertão Central e Inhamuns permanecerão sob previsão de eventos de chuva, ou seja, tendência de registros em mais de 50% das suas áreas. Nas demais, precipitações isoladas.
O padre Clariton Alexandrino de Oliveira, pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, divulgou o cancelamento da Festa de São José, que seria encerrada no feriado desta quinta-feira, 19.