ma.to.pi.ba.

O Projeto ma.to.pi.ba. é uma iniciativa multimídia da Eco Nordeste, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Surgiu da necessidade de evidenciar, na cobertura jornalística, um lado pouco explorado da maior fronteira agrícola nacional. Frequentemente noticiada pela visão do agronegócio, a região é uma porteira aberta para o desmatamento da Amazônia e, por tabela, para o agravamento da crise climática global.

Lançado em janeiro de 2024, traz matérias, reportagens, podcasts, webstories e newsletters que abordam tanto os problemas socioambientais como experiências exitosas na região, seguindo a linha editorial de jornalismo de soluções adotada pela Eco Nordeste

Matopiba é uma referência à denominação do território agrícola, quando do seu reconhecimento oficial pelo poder público, em 2015 , e remete às sílabas iniciais dos quatro estados que abrange: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O projeto também tem o propósito de iniciar, de forma experimental, uma espécie de Observatório do Matopiba para monitorar o desmatamento e os impactos sociais nessa região fronteiriça com a Amazônia. E, para isso, também reunimos informações, imagens e áudios, durante duas viagens nesta primeira fase, pela Bahia e pelo Maranhão.

Últimas publicações

Foto colorida de três mulheres sorridentes em pé, uma do lado da outra, ao lado de um jardim de fundo de quintal que seguram cocos de babaçu

O que são os ‘gerais’, na visão de seus habitantes

“Dificilmente um de nós não vai ter para contar uma história de algum antepassado que foi pego a dente de cachorro. Algum indígena que ficou desgarrado de seu grupo e o homem…

Pular para o conteúdo