O Relatório foi desenvolvido pela editora-chefe da Eco Nordeste Maristela Crispim; a consultora em Sustentabilidade Magda Maya, parceira da agência de conteúdo; e a designer da Eco Nordeste, Flávia P. Gurgel | Fotos: Marília Camelo
Fortaleza – CE. A Eco Nordeste acaba de concretizar mais um projeto de Comunicação da Sustentabilidade: o “Relatório Socioambiental Naturágua 2019-2020“. “O documento reúne as ações sustentáveis da Naturágua de uma forma didática, a fim de disseminar as práticas, inspirar futuras gerações e educar os que tenham acesso ao nosso modelo para multiplicarmos ações desta natureza e, sobretudo, atestar que o econômico-financeiro caminha de braços dados com a Sustentabilidade e o bem-estar do Planeta. Somos todos responsáveis, em maior ou menor escala, pelas nossas ações e seus reflexos no meio ambiente. Os primeiros passos já estão sendo dados”, define Aline Telles Chaves, diretora da Naturágua, na apresentação do documento.
Conforme a jornalista, fundadora e editora-chefe da Eco Nordeste, Maristela Crispim, escreve na mensagem final do Relatório, “a Comunicação está intrinsecamente ligada às ações de Sustentabilidade e é ela quem expõe a narrativa de educação e/ou simpatia do público em relação à temática, por meio da divulgação de ações empresariais, principalmente ao dar visibilidade a inovações que passarão da vanguarda ao modismo e à referência histórica“.
Segundo Maristela, comunicar a Sustentabilidade é vital para empresas e organizações: “o tema tem a capacidade de engajar, reforçar valores, construir reputação e inserir a empresa em uma agenda atual e positiva. Mas ela deve ser naturalmente derivada de sua estratégia, posicionamento e ações. Para isso, é necessário obter o compromisso das lideranças, juntamente com decisões estratégicas e ouvir as partes interessadas”.
“O propósito deste Relatório Socioambiental da Naturágua 2019/2020 é de não apenas mostrar ações de Sustentabilidade que já fazem parte da cultura da Naturágua, mas que também seja inspiração para outras empresas, fornecedores e toda a comunidade na busca constante do equilíbrio das atividades para um mundo saudável“, enfatiza.
E acrescenta: “Temos uma equipe preparada para a criação de conteúdos neste ou em outros formatos para contribuir com a difusão da Sustentabilidade em nossa região. Quem reconhece que precisa trilhar este caminho e / ou comunicar melhor as suas ações de Sustentabilidade pode nos procurar por meio do site ou redes sociais da Agência Eco Nordeste”.
Concepção
A equipe que realizou o projeto foi composta pela editora-chefe da Eco Nordeste Maristela Crispim; a consultora em Sustentabilidade Magda Maya, parceira da agência de conteúdo; e a designer da Eco Nordeste, Flávia P. Gurgel.
“Participar desse projeto foi uma experiência enriquecedora! Poder aliar as minhas habilidades em Design com os desejos da empresa foi desafiador, mas gratificante. As ideias para a concepção visual do projeto foram surgindo em reuniões com as equipes, tanto da Eco Nordeste quanto da Naturágua. A partir disso, foi feita uma pesquisa de artes, imagens, gráficos e cores que unissem essas ideias para compor o painel de referências e a posterior identidade visual do trabalho. O resultado agradou as equipes e me deixou pessoalmente satisfeita. Espero que o público acolha bem este Relatório e que ele sirva de inspiração para que outras empresas possam valorizar as ações socioambientais e aplicá-las em suas estruturas. O planeta agradece!”, afirma Flávia P. Gurgel.
“É muito necessário que as empresas busquem comunicar de modo profissional suas ações sociais, ambientais e de desenvolvimento humano. Com essa iniciativa, a Naturágua acaba por estimular que outras empresas de diversos setores e portes percebam a importância de oferecer uma contrapartida à sociedade e à natureza. Esse é o tipo de trabalho que me traz alegria em executar”, declara Magda Maya.