Por Alice Sales
Colaboradora
Fortaleza – CE. A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) estão buscando expandir a parceria entre as duas instituições e atividades conjuntas. O assunto foi pautado durante uma reunião entre o reitor da Universidade, professor Cândido Albuquerque e o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, na última semana. Na ocasião, os gestores conversaram sobre o fortalecimento de ações conjuntas nos campos de agricultura, recursos hídricos e internacionalização.
Durante a reunião, um acordo de cooperação ativo entre a Funceme e a Agência Nacional de Águas (ANA) no valor de R$ 8 milhões para financiar melhorias na infraestrutura de pesquisa e também para bolsas de iniciação científica e de pós-graduação, foi anunciado pelo presidente do órgão. Simultaneamente a esse acordo, a Fundação segue captando recursos para projetos afins com entidades de cooperação internacional, como o Banco Mundial e os institutos de pesquisa franceses Centro de Pesquisa Agrícola Francês (Cirad) e Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).
“Atualmente, temos um acordo de cooperação com a ANA para o monitoramento das secas no Nordeste que será expandido para outros estados do Brasil, como Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A proposta é chegarmos a um único instrumento nacional de monitoramento nas áreas meteorológica, hidrológica e agrícola, que seja colaborativo com instituições públicas estaduais e federais”, explicou Eduardo Martins.
Segundo o presidente, a região Nordeste possui apenas dois laboratórios de referência nacional no segmento de análises de solo, um na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Solos, em Recife (PE), e outro situado na UFC.
O reitor Cândido Albuquerque manifestou total interesse em ampliar a parceria histórica entre a UFC e a Funceme, colocando à disposição a equipe de docentes e as pró-reitorias correspondentes de pesquisa e de internacionalização. Ele citou ainda ações exitosas que vêm sendo realizadas pela UFC e o Governo do Estado, como o Distrito de Inovação em Saúde e a Plataforma Ceará 2050.
“É fundamental para a Universidade ter protagonismo nessas áreas de pesquisa, porque há muita demanda. Essa parceria entre a UFC e a Funceme é essencial para qualificar pessoal, incentivar a criação de novas tecnologias e estabelecer estudos e previsões em um Estado com muita pobreza, como é o nosso Ceará”, ressaltou o reitor.