Uma força-tarefa atua para evitar o rompimento da barragem

Por Evelyn Ferreira

Colaboradora

O novo sangradouro da barragem do Açude Granjeiro, em Ubajara, deve ser aberto nesta terça-feira (19), de acordo com técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) que estão trabalhando no local desde a semana passada.

A barragem foi interditada no último dia 13, por descumprir a Lei de Segurança, segundo a Agência. Ainda de acordo com o órgão, a intenção é fazer com que a empresa Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba, empreendedora da barragem, adote medidas imediatas de segurança para minimizar os riscos de rompimento da estrutura.

Segundo a ANA, foram realizadas ações de contenção de erosão na parede da barragem e escavação de um canal para liberação controlada de água e redução do armazenamento no local. De acordo com a agência, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) cumpriu a recomendação de retirar as famílias que vivem na área e levá-las para locais seguros até que o risco seja reduzido.

O prefeito do município, Renê Vasconcelos, divulgou vídeo em sua rede social, nesta segunda-feira (18), afirmando que a “barragem está estável, mas não está 100% segura”. O prefeito também disse que o aviso de evacuação da área dado pela Defesa Civil continua por conta de possíveis pontos de alagamento que podem ser formados a partir da liberação da água do açude.

Para esta terça-feira, Dia de São José, padroeiro do Ceará, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuva em todas as macrorregiões do Estado.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo