Ferramenta é parte do Plano Nordeste Potência e convida quem está no 2º turno e governadores eleitos a exporem suas posições sobre energias renováveis e relações com comunidades rurais.
Os compromissos dos candidatos a governador do Nordeste com o Desenvolvimento Verde, assim como dos eleitos, estão disponíveis no Palanque Virtual do Plano Nordeste Potência. Ele se baseia nos planos de governo apresentados no início das eleições e é um convite a esses atores políticos reforçarem suas posições.
A equipe do Plano analisou o que dizem os planos de governo dos candidatos dos nove estados do Nordeste sobre energias renováveis, a revitalização do Rio São Francisco e as comunidades rurais e populações tradicionais, o que pode ajudar os eleitores a escolher o nome mais alinhado com esses temas.
Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!
“O Palanque Virtual coloca luz sobre um tema fundamental para todos os eleitores: como garantir mais água, mais energia e mais empregos ao mesmo tempo em que preservamos a natureza e respeitamos quem mora no campo”, afirma Fabiana Couto, articuladora política do Plano Nordeste Potência. “As soluções já existem, e precisamos de atores políticos que queiram colocá-las em prática”, completa.
No Nordeste, quatro candidatos ganharam a eleição no primeiro turno: Elmano de Freitas (PT), no Ceará; Carlos Brandão (PSB), no Maranhão; Rafael Fonteles (PT), no Piauí; e Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte.
Os eleitores voltam às urnas para escolher entre Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União), em Alagoas; Jerônimo (PT) e ACM Neto (União), na Bahia; João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), na Paraíba; Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB), em Pernambuco; e Rogério Carvalho (PT) e Fábio (PSD), em Sergipe.
“Todos os candidatos e os governadores eleitos são convidados a participarem do Palanque Virtual do Plano Nordeste Potência. É importante que eles deixem claro para seus eleitores o que pretendem fazer a respeito do Desenvolvimento Verde a partir de janeiro”, destaca Fabiana.
2 milhões de empregos
De acordo com o Plano Nordeste Potência, a região tem potencial para criar 2 milhões de empregos no campo das energias renováveis nos próximos cinco anos. Para viabilizar essa geração de empregos são necessárias políticas públicas e planos de governo que incluam o tema e estimulem a mudança da matriz energética para energias renováveis. É também preciso cuidar da inclusão das comunidades locais e do respeito aos seus direitos.
O Plano Nordeste Potência resulta de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto Climainfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O Palanque Virtual ainda contou com o desenvolvimento da Apply Brasil.