Movimento promove limpeza coletiva nas dunas do Cocó

Visita técnica realizada nas Dunas do Cocó em 2011 | Foto: Movimento Fortaleza pelas Dunas

Por Alice Sales
Colaboradora

Ambientalistas reúnem-se na manhã deste domingo, (10), para realizar um mutirão de limpeza coletiva nas Dunas Milenares do Cocó, em Fortaleza. A concentração ocorrerá na Padaria Portugália, no bairro Cocó, às 8h30 e convida voluntários da sociedade fortalezense para participar da ação.

A iniciativa tem como intuito recolher resíduos indevidamente acumulados na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie), além de sensibilizar e informar a todos sobre a importância das dunas e sua vegetação para a cidade.

“É fundamental que as pessoas saibam que ali há dunas que fazem parte de uma Unidade de Conservação (UC) e que exercem importante função para o ecossistema do Cocó”, destaca Beatriz Azevedo, ambientalista, advogada e diretora geral do Instituto Verdeluz.

Esta será a terceira limpeza realizada na área. Segundo Gabriel Aguiar, biólogo e membro do Conselho Gestor do Parque Estadual do Cocó, 153 Kg de resíduos sólidos foram retirados na última limpeza coletiva da Arie. “Nós acreditamos que é preciso conhecer para preservar e sabemos que a limpeza coletiva é uma forma de trazer pessoas para essa causa tão importante”, ressalta.

A ação é uma iniciativa do Movimento Fortaleza pelas Dunas, promovido pelo Instituto Verdeluz, Greenpeace Fortaleza, SOS Cocó e Engajamundo.

Por que proteger as Dunas Milenares do Cocó?

A área que será limpa compreende as últimas dunas parabólicas de Fortaleza. São cerca de 15 hectares de dunas que possuem mais de 1900 anos de existência. Cobertas por uma vegetação que abriga centenas de espécies de animais silvestres e plantas, as Dunas do Cocó compõem um ecossistema único em nossa região.

Além disso, elas prestam grande serviço hídrico para a cidade, pois absorvem e limpam as águas das chuvas abastecendo nossos reservatórios e impedindo alagamentos. As dunas são ainda relevantes para a realização de pesquisas científicas e para as comunidades que as utilizam como local de lazer, prática de esportes, cultos religiosos e atividades de ecoturismo.

Movimento Fortaleza pelas Dunas

A campanha Fortaleza Pelas Dunas foi idealizada com o objetivo de proteger as últimas dunas parabólicas de Fortaleza. Foi dividida em etapas, sendo a primeira delas a aprovação do Veto Popular das Dunas do Cocó. O projeto propõe vetar qualquer construção, exceto as de utilidade pública ou de interesse social, nas duas áreas de dunas, alvos da campanha.

O Veto foi enviado à Prefeitura de Fortaleza e aguarda encaminhamento para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O próximo passo deverá ser um Referendo organizado pelo TRE para que a sociedade de Fortaleza decida a situação das Dunas do Cocó por meio de votação.

Serviço:

Data: 10 de fevereiro de 2019 (domingo)
Local de concentração: Padaria Portugália – Endereço – Rua Professor Otávio Lobo, 755, lj 1A09, bairro Cocó
Horário: 8h30
O que levar: Luvas e sacolas

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: