Desafio sustentável premia jovens na Ilha de Itaparica

Equipe vencedora aposta em canal de comunicação digital para engajar moradores na preservação local e dar visibilidade às demandas ambientais da região

A foto mostra um grupo de quatro pessoas se abraçando de forma muito apertada e emocionada. Uma mulher, de cabelos cacheados e blusa listrada, aparece sorrindo com os olhos marejados, transmitindo alegria. As outras três pessoas estão de costas ou de lado, tornando difícil ver suas expressões. Ao fundo, há um ambiente externo com plantas, uma parede branca com janelas e uma bandeira verde com letras azuis
A equipe vencedora propôs a criação de um perfil no Instagram para receber denúncias de moradores sobre problemas ambientais, funcionando também como plataforma de conscientização | Foto: Village Itaparica

Estudantes das escolas públicas de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, mostram que é possível contribuir para a proteção ambiental por meio da criatividade e da participação popular. Essa foi a proposta do Desafio Ilha Sustentável 2025, iniciativa que mobilizou jovens da região a apresentarem soluções inovadoras para proteger o meio ambiente, valorizar a cultura local e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ao todo, em quatro dias de votação popular, foram registrados 67.737 votos para as seis propostas finalistas.

A equipe Sustenta News ficou em primeiro lugar com um projeto que propõe a criação de um perfil no Instagram para receber denúncias de moradores sobre problemas ambientais, funcionando também como plataforma de conscientização. “Criamos uma plataforma acessível a todos. As pessoas enviam, por exemplo, fotos de acúmulo de lixo ou de rios poluídos, nós organizamos e publicamos no perfil para que essas denúncias cheguem à Prefeitura, para que ela possa tomar providências, como já aconteceu em um caso após a divulgação que fizemos”, conta a jovem Gabrielle de Jesus Santos Viana, 17 anos, que sonha em ser jornalista. A iniciativa prevê futuras parcerias com ONGs e órgãos públicos, buscando ampliar o impacto e transformar o projeto em uma ferramenta contínua de mobilização social e ambiental.

Thaiane Cunha, professora de Biologia responsável por orientar a equipe vencedora, explica que ver o projeto ganhar vida fora da escola é emocionante: “eles percebem que podem promover mudanças positivas na conservação do ambiente e entendem que esse espaço, onde vivem, tem grande importância ecológica e turística. Também compreendem que precisam incentivar outras pessoas a cuidarem dele”.

Quem quiser fortalecer o trabalho desses jovens, pode acessar o @sustentanews, seguir e compartilhar seus posts.

Também subiram ao pódio as equipes juvenis Guias do Futuro e Sementes do Amanhã, no 2º e 3º lugares, respectivamente. A primeira propõe a instalação de placas turísticas e educativas em diferentes pontos de Vera Cruz. A ideia é que cada placa inclua também lixeiras para coleta seletiva e QR Codes que direcionem a um site com conteúdo complementar, como vídeos de moradores contando histórias locais. Já a proposta do Sementes do Amanhã busca transformar resíduos orgânicos produzidos nas escolas em adubo para a implantação de hortas sustentáveis. Também está prevista a criação de um perfil no Instagram para divulgar o andamento das atividades, engajar outras escolas e dar visibilidade aos parceiros.

Transformar realidades

“Este desafio mostra a força da juventude quando se reúne para pensar soluções inovadoras para os desafios da nossa região. Além de estimular o trabalho em equipe e a criatividade, a iniciativa tem um papel essencial ao trazer a tecnologia e o empreendedorismo para o centro das discussões sobre impacto social e ambiental”, destaca Adriana Muniz, gerente de ASG do Village Itaparica.

Para ela, o trabalho vencedor destacou-se não apenas pela inovação técnica, mas também pela relevância prática e pelo potencial de transformar realidades. Samuel Goldstein, CEO da Eindom Empreendimentos Imobiliários, que administra o Village, completa: “A gente se surpreendeu muito com a qualidade de todos os projetos apresentados”.

A divulgação do resultado foi no dia 30 de agosto, no Village Itaparica, empresa responsável por criar o Desafio Sustentável, que está em sua segunda edição. Os vencedores foram premiados com tablet (1º lugar) smartphone (2º lugar) e fones de ouvido (3º lugar). Além disso, todos os participantes, incluindo os que não avançaram para a final, receberam bolsas de estudo na Escola Baiana de Comunicação, no curso Jovens Comunicadores, que incentiva a educação, o desenvolvimento de habilidades e a continuidade do engajamento ambiental e social.

* A jornalista Andréia Vitório acompanhou a premiação a convite do Village Itaparica

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: