Equipe vencedora aposta em canal de comunicação digital para engajar moradores na preservação local e dar visibilidade às demandas ambientais da região

Estudantes das escolas públicas de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, mostram que é possível contribuir para a proteção ambiental por meio da criatividade e da participação popular. Essa foi a proposta do Desafio Ilha Sustentável 2025, iniciativa que mobilizou jovens da região a apresentarem soluções inovadoras para proteger o meio ambiente, valorizar a cultura local e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ao todo, em quatro dias de votação popular, foram registrados 67.737 votos para as seis propostas finalistas.
A equipe Sustenta News ficou em primeiro lugar com um projeto que propõe a criação de um perfil no Instagram para receber denúncias de moradores sobre problemas ambientais, funcionando também como plataforma de conscientização. “Criamos uma plataforma acessível a todos. As pessoas enviam, por exemplo, fotos de acúmulo de lixo ou de rios poluídos, nós organizamos e publicamos no perfil para que essas denúncias cheguem à Prefeitura, para que ela possa tomar providências, como já aconteceu em um caso após a divulgação que fizemos”, conta a jovem Gabrielle de Jesus Santos Viana, 17 anos, que sonha em ser jornalista. A iniciativa prevê futuras parcerias com ONGs e órgãos públicos, buscando ampliar o impacto e transformar o projeto em uma ferramenta contínua de mobilização social e ambiental.
Thaiane Cunha, professora de Biologia responsável por orientar a equipe vencedora, explica que ver o projeto ganhar vida fora da escola é emocionante: “eles percebem que podem promover mudanças positivas na conservação do ambiente e entendem que esse espaço, onde vivem, tem grande importância ecológica e turística. Também compreendem que precisam incentivar outras pessoas a cuidarem dele”.
Quem quiser fortalecer o trabalho desses jovens, pode acessar o @sustentanews, seguir e compartilhar seus posts.
Também subiram ao pódio as equipes juvenis Guias do Futuro e Sementes do Amanhã, no 2º e 3º lugares, respectivamente. A primeira propõe a instalação de placas turísticas e educativas em diferentes pontos de Vera Cruz. A ideia é que cada placa inclua também lixeiras para coleta seletiva e QR Codes que direcionem a um site com conteúdo complementar, como vídeos de moradores contando histórias locais. Já a proposta do Sementes do Amanhã busca transformar resíduos orgânicos produzidos nas escolas em adubo para a implantação de hortas sustentáveis. Também está prevista a criação de um perfil no Instagram para divulgar o andamento das atividades, engajar outras escolas e dar visibilidade aos parceiros.
Transformar realidades
“Este desafio mostra a força da juventude quando se reúne para pensar soluções inovadoras para os desafios da nossa região. Além de estimular o trabalho em equipe e a criatividade, a iniciativa tem um papel essencial ao trazer a tecnologia e o empreendedorismo para o centro das discussões sobre impacto social e ambiental”, destaca Adriana Muniz, gerente de ASG do Village Itaparica.
Para ela, o trabalho vencedor destacou-se não apenas pela inovação técnica, mas também pela relevância prática e pelo potencial de transformar realidades. Samuel Goldstein, CEO da Eindom Empreendimentos Imobiliários, que administra o Village, completa: “A gente se surpreendeu muito com a qualidade de todos os projetos apresentados”.
A divulgação do resultado foi no dia 30 de agosto, no Village Itaparica, empresa responsável por criar o Desafio Sustentável, que está em sua segunda edição. Os vencedores foram premiados com tablet (1º lugar) smartphone (2º lugar) e fones de ouvido (3º lugar). Além disso, todos os participantes, incluindo os que não avançaram para a final, receberam bolsas de estudo na Escola Baiana de Comunicação, no curso Jovens Comunicadores, que incentiva a educação, o desenvolvimento de habilidades e a continuidade do engajamento ambiental e social.
* A jornalista Andréia Vitório acompanhou a premiação a convite do Village Itaparica