Projeto Vem Passarinhar CE está de volta no Parque Estadual do Cocó

Fortaleza –  CE. Depois de dois anos parado por causa da pandemia, o Projeto Vem Passarinhar CE será retomado neste sábado, a partir das 7 horas, no Parque Estadual do Cocó, com atividade de observação de aves nas trilhas por 1h30 e a palestra Papo de Passarinho. O ponto de encontro é o Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó com entrada pela Avenida Padre Antônio Tomás.

“Essa iniciativa é muito importante para trazer as pessoas, a comunidade, a sociedade para próximo da natureza. Temos uma Unidade de Conservação enorme, um parque superimportante, que abriga uma biodiversidade imensa, são mais de 130 espécies de aves, migratórias, cinco espécies de pica-pau, tem gente que nunca viu pica-pau no Parque do Cocó”, afirma a bióloga Cecília Licarião, que é voluntária do projeto.

Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!

“Trazer essas pessoas para perto dessa biodiversidade é uma mudança de percepção muito grande por que elas passam a se sentir parte da natureza, que é o que a gente é, mas muitas vezes a vê como se fosse algo externo. Esse tipo de atividade, livre, gratuita, ao ar livre, que estimula o olhar para a biodiversidade, ainda mais depois desses dois anos de pandemia quando as pessoas passaram muito tempo isoladas, dentro de casa, longe das áreas verdes. A falta disso impacta tanto a nossa saúde física quanto a mental. Esse projeto tem uma força muito grande”, enfatiza.

Os organizadores ressaltam que são necessários inscrição para controle de número de participantes, cartão de vacinação e uso de máscara durante toda a atividade porque ainda estamos na pandemia de Covid-19. Também serão disponibilizados binóculos, previamente higienizados, que não poderão ser compartilhados durante a passarinhada.

Vem Passarinhar

O Projeto Vem Passarinhar alia conservação, pesquisa, ciência cidadã, ecoturismo e educação ambiental por meio de ações gratuitas para todas as idades. É uma atividade em que as pessoas podem ter experiências diretas com a natureza em caminhada mensal de observação de aves em Unidades de Conservação, além de outras áreas importantes para a preservação de espécies nativas.

O projeto tem como principais objetivos realizar atividades de educação ambiental, incentivar a ciência cidadã, ações de pesquisa e divulgação científica que englobam uma grande diversidade de públicos. A semente desse projeto foi plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2002, mas só em 2014 recebeu o nome Vem Passarinhar pelo Observatório de Aves do Instituto Butantã.

Em 2019, o Vem Passarinhar Ceará entrou no roteiro nacional. O Estado tem aproximadamente 450 espécies de aves, sendo uma delas exclusiva, o soldadinho-do-araripe. O Ceará conta com 26 Unidades de Conservação Estaduais e 10 Federais.

Vem Passarinhar Ceará

A meta do projeto no Ceará é percorrer todas as Unidades de Conservação estaduais e despertar o interesse da comunidade pelas aves locais. O evento consiste em uma trilha guiada para observação de aves, café da manhã colaborativo e Papo de Passarinho que é uma bate-papo com temática associada à natureza.

Há um calendário fixo no terceiro sábado de cada mês, a partir das 7h, no Parque Estadual do Cocó e mensalmente uma edição extra em outra Unidade de Conservação estadual. Atualmente o projeto é conduzido por uma equipe de profissionais voluntários, a maioria biólogos, atualmente em busca de apoiadores.

Papo de Passarinho

O Papo de Passarinho é um momento de palestra com temática associada à natureza e à conservação com apresentações de 15 a 20 minutos, utilização de linguagem popular, simples e objetiva. Não se trata de uma apresentação acadêmica. Qualquer pessoa pode sugerir temas e conduzir essa atividade. Não precisa ser pesquisador.

Miniguias

Para cada Unidade de Conservação visitada é criado um miniguia que contém 40 espécies mais comuns na área para auxiliar na atividade e despertar o interesse do público.

Aplicativo Vem Passarinhar CE

Em 2019 foram realizadas 24 edições em 10 unidades de conservação e foi observado um total 163 espécies de aves. Além disso, foi lançado o aplicativo Vem Passarinhar CE, em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Crato. O aplicativo está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play.

Serviço

O quê: Vem Passarinhar CE
Onde: Parque Estadual do Cocó
Quando: Terceiro sábado do mês – a partir das 7h
Mais informações: instagram.com/vempassarinharce/ – vempassarinharce@gmail.com

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: