Cresce no Brasil o grupo de mulheres engajadas pela conservação ambiental

Com grande experiencia e amor por contar historias da natureza e pessoas em radio, podcast e mídias digitais, todo ano Paulina compensa suas viagens e atividades com o plantio de árvores em áreas de manancial

Por Alice Sales
Colaboradora

A jornalista Paulina Chamorro está com o podcast Vozes do Planeta no ar desde 2016, é cofundadora da Liga das Mulheres pelo Oceano, um movimento feminino de luta pela conservação dos mares, criado em 2019 e atualmente com mais de 1.800 integrantes. Também é colaboradora fixa da National Geographic Brasil desde 2017, para onde produz reportagens e conteúdo para o projeto Planeta ou Plástico; e, desde 2019, para o projeto-reportagem Mulheres na Conservação.

Nesta quarta-feira, a partir das 16h, ela conversa ao vivo com a fundadora, gestora e editora geral da Agência Eco Nordeste, Maristela Crispim, sobre o tema “Mulheres unidas pela conservação“, com transmissão simultânea pelo Instagram da Agência Eco Nordeste (@agenciaeconordeste) e de Paulina (@pauli_chamorro).

A Liga das Mulheres pelo Oceano nasceu para promover um oceano mais sustentável, por meio de uma comunicação elaborada e divulgada sob a ótica feminina. Este é um movimento para todas as mulheres apaixonadas pelo mar, unidas na missão de comunicar e agir pelo oceano. Os principais temas tratados são: aquecimento do oceano e as consequências das mudanças climáticas; superexploração dos recursos marinhos; e poluição dos mares, principalmente por plástico e falta de saneamento.

No projeto-reportagem Mulheres na Conservação, Paulina tem destacado histórias incríveis de mulheres que dedicam suas vidas à conservação da natureza, um mergulho num Brasil que poucos conhecem ou supõem existir, mas que tem dado passos importantíssimos para a conservação de espécies contando com o trabalho mulheres capazes de transpor tantos obstáculos quantos possíveis para exercerem com todo amor o ofício que abraçaram. “Vale muito a leitura. Eu recomendo”, afirma a jornalista Maristela Crispim, que vai conversar com Paulina nesta quarta-feira.

Paulina Chamorro

Jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, com especial experiência e paixão por grandes expedições na natureza, Paulina Chamorro foi responsável pela criação de projetos e estratégias de comunicação ambiental por mais de dez anos no Grupo Estado e como colaboradora de diferentes ONGs; apresentou programas pioneiros no radio sobre temas ambientais, na Rádio Eldorado, onde também foi coordenadora de projetos especiais de Sustentabilidade, alguns emblemáticos como o Pintou Limpeza, de Educação Ambiental.

Foi produtora e repórter do projeto Mar sem Fim, percorrendo de veleiro, por três anos, toda a costa brasileira e com transmissão pela TV Cultura. E foi produtora de campo na Amazônia brasileira da documentarista Celine Cousteau.

Recebeu duas vezes o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, como melhor programa de rádio. Em 2016 recebeu a Medalha João Pedro Cardoso, condecoração do Governo do Estado de São Paulo, a única distinção ambiental do país, pela atuação na comunicação sobre cultura e meio ambiente. Em 2019 recebeu o título de cidadã paulistana pela Câmara de Vereadores de São Paulo. Paulina Nasceu no Chile.

Com grande experiencia e amor por contar historias da natureza e pessoas em radio, podcast e mídias digitais, todo ano ela compensa suas viagens e atividades com o plantio de árvores em áreas de manancial.

Eco Nordeste

Paulina Chamorro conversa com a jornalista, fundadora, gestora e editora geral da Agência Eco Nordeste, Maristela Crispim. Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema)/UFC, atua como jornalista ambiental há mais de 28 anos.

Professora de Comunicação Ambiental na Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor), coordenou, em 2019, a primeira Virada Sustentável na cidade de Fortaleza, evento que realizou 194 ações de Cultura e Sustentabilidade, sob o eixo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Serviço

O quê: Conversa ao vivo “Mulheres unidas pela conservação”
Quando: 16 de setembro de 2020 – 16h
Onde: Instagram – @agenciaeconordeste / @pauli_chamorro

Newsletter

Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: