As chamadas Soluções Baseadas na Natureza estão em alta no Ceará e cada vez mais despontam como caminho para promover inovação, eficiência e sustentabilidade para os mais diversos setores da economia.

A imagem mostra uma mulher em um ambiente de apresentação ou evento, apontando para uma tela grande que exibe uma imagem ampliada de abelhas. Ela está vestida com uma blusa listrada branca e preta e calça de couro preta. Usa sapatos de salto e um crachá, sugerindo que ela é palestrante ou participante do evento. O fundo é composto por um painel decorativo em tons de roxo e azul, com um alto-falante preto visível ao lado. A cena indica uma apresentação educativa ou científica sobre abelhas.
Mentora líder, Magda Maya, durante Workshop sobre Biomimética no Hackathon STS 2024 | Foto: Mayla Maia

Nos meses de outubro e novembro, dois grandes eventos de inovação apostaram na parceria com a geocientista e fundadora da Beeosfera Escola de Sustentabilidade 4.0, Magda Maya, para trazer uma metodologia capaz de promover inovações que vão desde soluções de Tecnologia da Informação até a composição de Deep Techs, tudo baseado na inteligência e genialidade da natureza.

No mês de outubro, durante mais uma edição do maior evento de inovação e empreendedorismo, Siará Tech Summit, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), foi realizado um hackathon (maratona de inovação) no qual se buscou soluções para um desafio de logística e gerenciamento de equipamentos compartilhados para uma grande siderúrgica do Ceará.

Após três dias de imersão, foram trazidas soluções inovadoras, com destaque para uma de eficiência de sistema, inspirada nas abelhas; e uma de logística, inspirada nas formigas. Ambas estão em processo de negociação com o cliente que demonstrou real interesse em se aprofundar no desenvolvimento das soluções.

A metodologia aplicada no Ceará com exclusividade pela Beeosfera é conhecida como Biomimicry Thinking e difere das abordagens mais comumente utilizadas, a exemplo do design thinking, porque, ao se inspirar na natureza, a solução já nasce sustentável. “A natureza é o nosso modelo de referência em eficiência, adaptação, resiliência e sustentabilidade”, afirma Magda Maya.

A imagem mostra um grupo de cinco mulheres sentadas ao redor de uma mesa circular, envolvidas em uma atividade colaborativa. Todas estão vestindo camisetas pretas com texto azul que diz "THINK" e "HACKATHON". Na mesa, há vários itens, incluindo cadernos, um laptop, smartphones, um estojo de lápis, um copo rosa e um folheto circular preto com o logotipo "UFC" e algum texto. As pessoas parecem estar trabalhando juntas, possivelmente em um projeto ou tarefa, já que estão escrevendo em cadernos e usando um laptop. Parece um ambiente de colaboração e inovação!
Equipe do Thinkathon no desenvolvimento de soluções bio-inspiradas após workshop de Biomimética | Foto: Magda Maya

Seguindo com essa abordagem, em novembro, os Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberem a segunda edição do Thinkathon, que também é uma maratona de inovação, contudo focado em desafios de Sustentabilidade.

Em mais uma realização em parceria com Beesofera, a UFC, representada pela Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação (Coemp), com o apoio de instituições de como o Sindicato das Indústrias de Confecções e Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (Sindiroupas), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), American Chemical Society e Teia Pesquisas, além da presença de 11 mentores e 11 monitores da ACS Student Chapter, o Thinkathon 2024 recebeu três desafios do setor industrial têxtil, relacionados desde o processo produtivo com o uso de materiais não amigáveis ao meio ambiente, até o descarte de efluentes industriais.

Durante a maratona, os participantes desenvolveram soluções que somente a natureza seria capaz de trazer:

  • Solução de T.I. inspirada no camaleão para um sistema adaptável às mudanças
    (1º lugar – Equipe ACAD+)
  • Solução para efluentes inspirada na esponja marinha
    (2º lugar – Equipe iLab)
  • Solução para poluente no processo de lavagem inspirado em fungos e anfíbios
    (3º lugar – Equipe Agentes da Mudança)
  • Solução para efluentes inspirada no sistema digestivo da vaca
    (Menção Honrosa – Equipe Somos Maré)
  • Solução física para problemas químicos do processo de coloração do jeans em geral inspirado na borboleta azul
    (Menção Honrosa – Equipe Green Team)

Mais uma vez as soluções impressionaram aqueles que trouxeram o desafio e, se durante o evento as equipes tiveram apenas cinco minutos para apresentar seus pitchs, logo em seguida o Sindroupas convidou todas as equipes para uma apresentação na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para que cada solução fosse avaliada diretamente pelos interessados.

A imagem mostra uma reunião em uma sala de conferências, onde várias pessoas estão sentadas em torno de uma mesa em formato de "U". O ambiente é bem iluminado e formal, com paredes brancas e móveis simples. Algumas pessoas estão falando, enquanto outras escutam atentamente. Na mesa, há papéis, um laptop aberto e copos descartáveis, sugerindo uma discussão ou apresentação. A diversidade de participantes indica um encontro colaborativo, possivelmente envolvendo profissionais ou representantes de diferentes áreas.
Beeosfera, UFC e equipes em reunião pós Thinkathon a convite do Sindiroupas, para apresentação das Soluções Baseadas na Natureza | Foto: Sindroupas

“Esse momento é histórico na UFC, pois estamos unindo a ciência com o empreendedorismo e trazendo soluções inovadoras para a sociedade”, destacou a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da UFC, Conceição Oliveira.

Sobre isso Magda Maya complementou: “os efluentes industriais são grandes desafios para a sociedade como um todo, uma vez que neles existem componentes artificiais e altamente poluentes que, aparentemente, não teriam solução, porém, mais uma vez provamos que a natureza tem sim os modelos e as tecnologias capazes de resolver os nossos problemas mais complexos. O próximo passo é promover uma sensibilização, tanto para empresários quanto para governos no sentido de investir em ciência, tecnologia e inovação baseadas na natureza. Ou seja, deixar de olhar a natureza como ‘problema’ ou ‘produto’ e enxergá-la literalmente como solução”.

As maratonas de inovação baseadas na natureza realizadas no Ceará pela Beeosfera contam hoje com a participação de diversos mentores, em sua maioria alunos da própria Beeosfera, uma vez que se trabalha a partir de uma nova mentalidade em busca da chamada Sustentabilidade 4.0.

Serviço

Para saber mais sobre os próximos eventos e cursos, a Beeosfera lançou uma plataforma  com área freemium (conteúdo gratuito) sobre Sustentabilidade 4.0 onde você pode se cadastrar e fazer parte.
Instagram: @somosbeeosfera

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo