O movimento de desligar as luzes de monumentos, estabelecimentos e residências por uma hora, conhecido mundialmente como Hora do Planeta, será realizado neste dia 30 de março, em Fortaleza (CE), com um luau na Praia de Iracema
Por Alice Sales
(colaboradora)
A iniciativa, promovida anualmente pelo World Wide Fund for Nature (WWF), uma organização não governamental voltada para questões ambientais, visa, nesse ato simbólico, sensibilizar o público para as questões das mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e no cotidiano da população.
O ato ocorrerá como encerramento da Festa Anual das Árvores, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) com o objetivo de chamar atenção para as questões de sustentabilidade na cidade, onde diversos equipamentos públicos terão suas luzes desligadas.
A titular da secretaria, Águeda Muniz, destaca a importância do engajamento dos cidadãos nessa iniciativa. “A Hora do Planeta convida ao cidadão fortalezense a participar e desenvolver ações que minimizem os impactos das mudanças climáticas. Todos desejamos cidades melhores, com qualidade de vida. É nosso dever fazer isto acontecer”, afirma.
Como parte da programação do luau, o público contará com uma palestra sobre o Programa Fortaleza Cidade Sustentável, ministrada por Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, e a apresentação musical dos cantores Igor Montenegro e Davi Cartaxo.
Além de Fortaleza, a Hora do Planeta terá manifestações em cerca de 100 cidades brasileiras, dentre elas: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).
A Hora do Planeta pelo Mundo
O movimento teve sua primeira edição em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália, e desde então vem ganhando adeptos pelo mundo. Vários ícones mundiais aderiram ao movimento, como o Empire State Building, nos Estados Unidos; a Tower Bridge, de Londres, no Reino Unido; a Torre Eiffel, na França; o Kremlin e a Praça Vermelha, na Rússia. No Brasil, a previsão é que 130 monumentos terão suas luzes apagadas. No ano de 2018, cidades de 188 países participaram do ato e mais de 17 mil monumentos apagaram suas luzes.
McDonald’s adere ao Movimento
A rede de fastfood McDonalds’s é uma das empresas que aderiram ao movimento. Pela 11° vez a multinacional participará da Hora do Planeta apagando os arcos dourados dos mais de 900 restaurantes no Brasil.
Para Leonardo Lima, diretor de Desenvolvimento Sustentável do McDonald’s no Brasil, atitudes como essa reforçam o compromisso da rede com o desenvolvimento de ações que promovam impactos positivos na sociedade.
“No Brasil, temos projetos importantes para reduzir o impacto do negócio no meio ambiente, a partir de iniciativas como: uso de embalagens 100% certificadas, separação dos resíduos gerados nos restaurantes, compra de carne advinda de regiões de manejo sustentável, educação para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros”, afirma.
Serviço
Luau Hora do Planeta 2019
Data: 30/3 (sábado)
Horário: 19h
Local: Praia de Iracema, Fortaleza (CE)