Fortaleza – CE. A Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar (ABLM) realizará, neste dia 10 de abril, uma ação de limpeza de áreas naturais, com remoção de resíduos sólidos, catalogação e a destinação correta do material para reciclagem do ano de 2022. Em Fortaleza, o evento será realizado no Parque Ecológico do Estuário do Rio Ceará, a partir das 8h, quando diversas instituições, junto com coletivos sociais de atletas ligados ao mar, unirão forças numa parceria sincronizada com ações de Educação Ambiental.
Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!
Voluntários do Projeto Ceará Limpando o Mundo com esportistas, remadores que participarão dos 20 km de remada do I Desafio VA´A Kayaqueria, estão juntos na Década do Oceano, em uma ação de limpeza e coleta dos resíduos sólidos da área estuarina. Do material recolhido será catalogado e destinado o que for reciclável para uma cooperativa.
“Nosso maior objetivo é o combate ao ‘lixo no mar’, para defender a vida marinha e a saúde do oceano”, afirma Juaci Araújo, coordenador dos projetos da ABLM no Ceará. Ele destaca que a filosofia do Limpando o Mundo é disseminar as boas práticas para a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros por meio das atividades esportivas, culturais, ambientais e sociais. “Oferecemos esse momento para a comunidade mostrar o seu respeito às praias e aos oceanos“, completa.
Neste 2022, depois de dois anos parados por causa da pandemia da Covid-19, a primeira ação do Projeto Ceará Limpando o Mundo tem o patrocínio da empresa Julio Okubo e uma rede de parceiros convidados farão uma frente em defesa do oceano que inclui dez instituições, empresas e lideranças da sociedade: ABLM, Espaço Cultural Albertu´s Restaurante, Kayakeria, Oceânicos, Associação de Stand UP Paddle do Ceará (AsupCE), Center for Environmental Peacebuilding, Cumulus TV, Projeto Verde Mar, Nossa Iracema, Projeto Alma de Calçada, Casa de Cultura Sidney Souto, TOP LIFE Esporte e Aventura e Movimento Capoeira.
Juaci Araujo é professor de Biologia, educador ambiental e há 25 anos vem trabalhando em promoção e organização de campanhas educativas de limpeza de praias; em conjunto com uma rede de instituições e voluntários. Foram mais de 400 campanhas, 50 toneladas de materiais removidas de áreas naturais da orla do Ceará com a participação de mais de 15.000 voluntários.
Boa parte deste material é plástico. Um dos impactos mais imediatos é a perda de biodiversidade, devido ao grande número de espécimes de peixes, aves, mamíferos e quelônios encontrados mortos por ingestão, o que desequilibra populações importantes para a manutenção das cadeias tróficas que sustentam a biodiversidade das comunidades costeiras e oceânicas e a economia pesqueira e turística, sobretudo, ressalta documento da ABLM.
Programação
Onde: Apa Estadual do Estuário do Rio Ceará – Albertu’s Restaurante (Base de apoio) – Av. Radialista José Lima Verde, 746, Barra do Ceará
Quando: 10 de abril de 2022
8h às 12h – Exposição de informação e sensibilização: “Povos do Mar Conexão Oceano”
8h às 8h30 – Concentração dos Voluntários (vagas limitadas) – Informação e sensibilização ambiental sobre o lixo no mar e o combate desse problema mundial / Orientações de segurança sanitárias
9h às 10h50 – Ação “Ceará Limpando o Mundo” (Região estuárina da APA do Rio Ceará) – Remoção, triagem, catalogação e destinação dos residuos sólidos
11h – “I Sarau Encontro das Àguas”: Voz, violão, tambores e berimbaus, poesia e Bibiu e seu “Boneco Luis Armstrong” na Década do Oceano
12h30h – Encerramento
Contatos e informações
Juaci Araujo
juaci.araujo@ablm.org.br
juacioliveira71@gmail.com
ablm.org.br