Fortaleza – CE. A Crise Climática bate à nossa porta e a busca por fontes alternativas de geração de energia que tenham menores emissões, riscos e impactos está entre os caminhos a serem trilhados no sentido de minimizar a situação. O hidrogênio verde é uma das soluções em discussão para o nosso Desenvolvimento Sustentável.
O Ceará vem despontando no cenário nacional como um hub de produção e exportação de hidrogênio verde. A expectativa é que os empreendimentos ainda gerem emprego e renda no Estado. Para atender a essa crescente demanda por profissionais qualificados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) está promovendo o primeiro curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, na modalidade EAD, destinado ao público em geral. As aulas iniciam neste dia dia 27 de setembro, em um webinar transmitido pelo canal do Senai Ceará no YouTube, às 14h, com participação do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
Participam do webinar os professores do curso: Monica Saraiva Panik (Fiec/ABH2), Gerhard Ett (FEI), Daniel Lopes (Hytron/NEA Group), Fernando Nunes (UFC), Joaquim Rolim (Fiec), Sidney Gonçalves (Trendtech), Paulo Emílio de Miranda (ABH2 e UFRJ), Ênnio Peres da Silva (Unicamp), Ansgar Pinkowski (AHK) e Rosane Fukuoka (Mitsidi Projetos). Participam ainda Luiz Mello, da Thyssenkrupp e a Especialista Técnica de Energias Renováveis do Senai Ceará, Isabela Taveira. O mediador será o Consultor de energia da Fiec, Jurandir Picanço.
O curso abrange toda a cadeia de valor do hidrogênio verde e apresenta as oportunidades do novo mercado. O conteúdo inclui conhecimentos técnicos, regulatórios e ambientais sobre produção, armazenamento e transporte do hidrogênio verde, tendo em vista as oportunidades e tendências do mercado internacional e nacional.
As aulas foram elaboradas por especialistas e pesquisadores da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), ABH2, Hytron, Unicamp, AHK, Trendtech e Mitsidi, apoiados pela Thyssen krupp, White Martins, Siemens Energy e Air Products.
Esse é o primeiro curso de uma série de outros que serão lançados, em breve, pelo Senai Ceará. O Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, considera o momento histórico para o Ceará, pois a produção do hidrogênio verde poderá mudar a indústria, a economia e o perfil socioeconômico cearense. “O Ceará, com toda essa capacidade de geração, poderá, sim, se tornar um grande produtor mundial de hidrogênio verde”, afirma.
O que é o hidrogênio verde e como se obtém
Esta tecnologia está baseada na geração de hidrogênio — um combustível universal, leve e muito reativo — por meio de um processo químico conhecido como eletrólise. Este método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então produz energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.