Eco Nordeste ganha selo de compromisso com o público

A Eco Nordeste celebra uma conquista importante: a pontuação máxima no Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), iniciativa que visa fortalecer o Jornalismo e a Democracia

A imagem mostra uma mulher de pele morena caminhando de costas por uma trilha de terra cercada por vegetação exuberante, possivelmente em uma área rural ou natural. Ela veste um vestido estampado
Os conteúdos produzidos pela Eco Nordeste buscam dar visibilidade ao Nordeste em sua diversidade, incluindo populações tradicionais, e desconstruir estereótipos | Foto: Camila de Almeida

O portal da Eco Nordeste foi o sexto site de notícias brasileiro a demonstrar conformidade em todos os 11 indicadores de transparência exigidos pelo Programa: Expediente, Princípios editoriais, Política de correção de erros, Afiliação a associações setoriais do jornalismo, Acesso aos profissionais da Redação, Propriedade do veículo, Identificação clara de conteúdos patrocinados, Transparência de financiamento, Identificação de autoria, Política de privacidade, Acessibilidade.

“Muitas pessoas me perguntaram (e ainda perguntam) porque optei pelo Jornalismo Independente ao deixar a grande mídia. A resposta não é simples, mas tem um caminho. Queria fazer o Jornalismo que os mestres (na faculdade e nos trabalhos por onde passei) me ensinaram. Um jornalismo comprometido com a audiência e que escolhe estar ao lado da natureza, das populações tradicionais, quebrar estereótipos que persistem há décadas e mostrar o Nordeste em toda a sua diversidade, sabedoria e beleza”, destaca a editora-chefe da Eco Nordeste e diretora executiva do Instituto Eco Nordeste, Maristela Crispim.

Maristela também lembra que a Eco Nordeste evoluiu muito desde a sua criação, em novembro de 2018. Prova é que em maio de 2022, a Eco se tornou um Instituto, formado por mulheres jornalistas e, como tal, ampliou as possibilidades de atividades para além da produção de conteúdos. Tudo o que a Eco Nordeste produz é de livre acesso e reprodução. “Em 2024, graças ao apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), conseguimos renovar o site e agora conquistamos este selo do Projor, importante chancela de que estamos no caminho que nos propomos”, frisa.

Responsabilidade e qualidade

O programa de Indicadores de Compromisso com o Público acrescenta uma camada de verificação aos sites de notícias listados no Atlas da Notícia e pretende ser uma referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, anunciantes, financiadores e audiências.

Sites que tenham conformidade confirmada recebem um selo com a inscrição “veículo comprometido com o público”. O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) é um dos legados deixados pelo jornalista Alberto Dines, ao lado do Observatório de Imprensa.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: