Água mineral desenvolve ações no Semiárido

Desde o início do projeto, que é o primeiro negócio 100% social da Ambev, a empresa ajuda a levar água para 35 mil pessoas que sofrem com a seca em comunidades rurais do Semiárido

A água mineral AMA acaba de atingir a marca de R$ 3 milhões em lucro de vendas em pouco mais de um ano e meio de existência. Desenvolvida pela Cervejaria Ambev, AMA é um negócio social que reverte todo seu lucro para apoiar e desenvolver projetos que levam água de qualidade para famílias que vivem no Semiárido brasileiro, região que mais sofre com a seca no País.

“Imagine abrir a torneira de casa e não ter água para escovar os dentes, tomar banho ou mesmo beber. E para conseguir água potável ter que caminhar por seis horas. Essa é realidade de muitos no Semiárido brasileiro e não podíamos ficar de braços cruzados diante dessa realidade. Com a AMA, temos um desafio enorme pela frente, mas sabemos que um importante passo já foi dado para mudar a realidade dessas pessoas. Para continuar precisamos que mais consumidores se envolvam e entendam que quando escolhem AMA, ajudam a levar água para quem mais precisa”, explica Carla Crippa, diretora de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

Atualmente são 29 projetos nos Estados do Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Sergipe, realizados em parceria com a Fundação Avina, organização não-governamental focada em Desenvolvimento Sustentável.

Em cada comunidade é feito um diagnóstico para entender a causa principal do problema e como ajudar. As soluções variam de acordo com cada caso e incluem:

  • Perfuração de poços profundos para captação de água
  • Placas solares para baratear o custo de distribuição e também garantir a Sustentabilidade Ambiental
  • Revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes
  • Construção de cisternas em escolas, juntamente com sistemas de reúso de águas cinzas, manejo de hortas e capacitações em meio ambiente e recursos hídricos.

As soluções são implementadas com o envolvimento dos parceiros locais e das comunidades, visando à Sustentabilidade do sistema e também à conscientização da população quanto ao uso e aos cuidados com a água.

“São 35 mil pessoas contempladas por meio de 29 projetos, distribuídos em todos os nove estados do Semiárido. Acreditamos que acesso à água é muito mais do que ter água para beber. O acesso à água tem o potencial de transformar a saúde, a educação, as relações sociais e a situação econômica dessas famílias”, completa Carla.

AMA pode ser encontrada para venda em garrafas de 500 ml em redes de supermercados, bares e restaurantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal. É possível comprar também pelo site www.emporio.com/ama

Sonho de um mundo melhor

AMA é parte do sonho da Cervejaria Ambev de unir as pessoas por um mundo melhor. No fim de 2015, o time de Sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água.

Depois de reunir diversas áreas da empresa e fazer uma parceria com o Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios que já nascem para resolver um problema social, surgiu a ideia de criar uma água engarrafada que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável.

Com o lançamento da AMA, em março de 2017, a cervejaria contribui para que o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) seja concretizado: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

As etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: