Quem somos

A Eco Nordeste é uma agência de notícias de interesse público pertencente ao Instituto Eco Nordeste, Organização Sem fins Lucrativos formada por jornalistas com diversas habilidades, focada nas múltiplas dimensões do Desenvolvimento Sustentável, social, econômica, ambiental, cultural, no Nordeste do Brasil, com base na ciência, respeito à diversidade, promoção da inclusão, destaque ao protagonismo juvenil e feminino, à cultura indígena, quilombola, cigana, dos povos sertanejos, serranos e litorâneos, bem como ao empreendedorismo responsável e às tecnologias sociais de convivência com as adversidades climáticas da região.

Nosso propósito é fazer jornalismo de soluções de forma independente e colaborativa, que aponte caminhos para a sustentabilidade no Nordeste.

Confira nossos princípios editoriais clicando aqui.

Missão

Produzir conteúdo propositivo que dê visibilidade e estimule atitudes para o desenvolvimento sustentável no Nordeste do Brasil, por meio da Comunicação.

Visão

Contribuir regionalmente, por meio da geração de conteúdo, para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Valores

Fazer Jornalismo de Soluções independente, colaborativo, que apresente desafios e aponte caminhos para a Sustentabilidade no Nordeste, considerando os eixos ambiental, social e econômico, com base na ciência, inclusão e equidade.

O que oferece

Sua equipe, de experiência diversificada, está capacitada a produzir textos, fotografias, design gráfico, vídeos, reportagens multimídia, podcasts, newsletters; bem como relatórios, e-books, consultorias, palestras, cursos, concursos e eventos; tudo isso em articulação com lideranças, pesquisadores e organizações sociais da região.

Aprovação em editais

A pandemia de Covid-19 nos lançou num cenário ainda mais desafiador como outras mídias independentes em fase inicial. Neste contexto, a Eco Nordeste foi uma das 5.600 iniciativas de jornalismo de pequeno e médio porte em 115 países, apoiadas pelo Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo (JERF) da Google News Initiative. Este recurso possibilitou o pagamento da equipe por um tempo e o desenvolvimento da newsletter e do podcast.

Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental (2021)
(Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza /Comissão Oceanográfica Intergovernamental | Unesco)
Uma das cinco propostas de reportagens vencedoras no País foi a Eco Nordeste. As jornalistas Adriana Pimentel e Marília Camelo produziram o especial “Entre Recifes”, com a reportagem “Consequências de ações humanas no fundo do mar ainda são pouco conhecidas” e o podcast “Naufrágios assistidos: solução ou problema?”

Google News Initiative Innovation Challenge – Edição 2021
A Eco Nordeste integra dois dos projetos selecionados para este edital na América Latina:

  • Diários do Clima
    Com a Agência Envolverde, ClimaInfo, #Colabora, InfoAmazonia, ((o)) eco e Open Knowledge Brasil

News Equity Fund (2022)
A Eco Nordeste foi uma das 450 organizações selecionadas pelo Google News Initiative, em 52 países, sendo 35 no Brasil, para o Fundo de Equidade para o Jornalismo, um compromisso global para fornecer suporte financeiro e oportunidades para organizações de notícias que atendem principalmente comunidades sub-representadas. O recurso foi fundamental para garantir a continuidade dos projetos com o pagamento da equipe e a criação da sua Newsletter e do seu podcast.

Trabalho colaborativo

Entre 2020 e 2021, a Eco Nordeste compôs, com mais seis iniciativas de Jornalismo Independente, de diferentes regiões do País – Amazônia Real, AZMina, #Colabora, Marco Zero Conteúdo, Portal Catarinas e Ponte Jornalismo -, o projeto colaborativo “Um vírus e duas guerras” de acompanhamento jornalístico da violência contra a mulher na pandemia. As equipes de reportagem encontraram alguns desafios e obstáculos por parte dos órgãos públicos para a obtenção das informações completas, não apenas na obtenção dos dados, mas também na formatação e padronização dos meses. Como resposta a isso, foi organizado um relatório que apresentou os desafios e propostas de soluções para o poder público em relação à coleta de dados sobre violência contra a mulher e sua divulgação.

No segundo semestre de 2020, compôs o grupo de mídias digitais independentes formador da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), lançada no dia 7 de junho de 2021, data em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, com a missão de fortalecimento do Jornalismo brasileiro e atividades organizadas em três eixos de atuação:

  • Profissionalização e fortalecimento das associadas
  • Defesa do Jornalismo e da democracia
  • Promoção de diversidade

Em Parceria com o Instituto ClimaInfo, em 2022, cobriu a Caravana Nordeste Potência, que, por 12 dias, percorreu 2.830 Km pela Bacia do Baixo e Submédio Rio São Francisco, em Alagoas, Bahia e Pernambuco, para divulgação do Plano Nordeste Potência, que preconiza o desenvolvimento verde, com a recuperação do passivo socioambiental e a ampliação das fontes de energia renovável de forma justa e inclusiva no Nordeste, resultado de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O resultado foi uma série de postagens em redes sociais ao longo da viagem e uma série de seis reportagens de fôlego que recebeu o Grande Prêmio do Banco do Nordeste.

Prêmios

Prêmio de Jornalismo do Banco do Nordeste (BNB) – Edição 2023
Grande Prêmio Nacional
Caravana Nordeste Potência

Prêmio Megafone de Ativismo 2023
Finalista
Termelétricas do Nordeste

Prêmio Semear Internacional de Jornalismo – Edição 2020/2021
2º Lugar – Categoria Internet
Agricultores familiares são estimulados na convivência com o Semiárido

2º Prêmio MPCE de Jornalismo – 2020
1º lugar – Categoria Webjornalismo
Povos originários do Ceará lutam para manter a vida e a tradição