Live aborda impacto do isolamento social no comportamento dos animais silvestres

Muitos animais, como capivaras, têm aparecido nas zonas urbanas do mundo inteiro | Foto: Semas/PE

Recife – PE. Uma live pelo Instagram, nesta terça-feira (12), às 16h, vai debater as mudanças no comportamento dos animais silvestres neste período de isolamento social preventivo durante a pandemia de Covid-19. A live será realizada nos perfis do Parque Estadual de Dois Irmãos (@zoodoisirmaos), administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE), e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (@ufrpe).

O encontro terá a participação do titular da Semas, José Bertotti; e da doutora e especialista em mamíferos do Departamento de Biologia da UFRPE, Maria Adélia Oliveira. O objetivo é debater o comportamento de animais de vida livre, que têm aparecido na Região Metropolitana do Recife e nas zonas urbanas do mundo inteiro.

Um exemplo são as capivaras, encontradas recentemente caminhando em grupos ou solitárias, nos bairros de Boa Viagem e do Ibura, no Recife, e também na Praia de Rio Doce, em Olinda. A diminuição significativa de pessoas e carros nas ruas, especialmente aos domingos, é um dos motivos pelos quais esses simpáticos mamíferos da espécie Hydrochoerus hydrochaeris, que ocupam as margens de rios, vêm se aventurando em passeios por ruas e avenidas da capital pernambucana.

Cardume de Sardinhas

Outra notícia que atraiu a atenção da população foi a aparição, no dia 23 de abril, de um cardume gigante de sardinhas na Bacia do Pina, no trecho próximo ao Cais de Santa Rita, no bairro de São José. Os peixes nadaram perto do calçadão por algumas horas, e sua movimentação fazia um desenho nas águas. Acredita-se que o fenômeno deve estar ligado à diminuição da presença humana e de barcos.

Leia matéria:  Cardume de sardinha avistado no Recife revela a natureza se recuperando

Para o secretário José Bertotti, da Semas, “o encontro será uma oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre os animais de vida livre que ocorrem nas áreas urbanas, além de alertar a população sobre que atitude deve tomar ao se deparar com um animal desses na rua”. O gestor ainda reforçou: “As aparições nos mostram que, quando a pandemia passar, a sociedade precisa buscar a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”.

Outra participante da live será Maria Adélia Oliveira, que atua como professora do curso de Ciências Biológicas da UFRPE desde 1984. A especialista em conservação e manejo de primatas, mestre em fisiologia e doutora em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo (USP) irá abordar o comportamento de algumas espécies, e esclarecer o que, de fato, está levando os animais próximos aos centros urbanos a desenvolverem novos comportamentos.

Serviço

O quê: Llive sobre o impacto do isolamento social no comportamento dos animais silvestres
Quando: 12 de maio de 2020 – 16h
Onde: Transmissão pelos perfis do Instagram @zoodoisirmaos e @ufrpe

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: