Por Alice Sales
Colaboradora
Foto 1 – Macaco-prego do peito amarelo (Sapajus xanthosternos) | Foto: Luciano Candisani
Foto 2 – Guariba-da-caatinga (Alouatta ululata) | Foto: Robério Freire Filho
Foto 3 – Guigó-de-coimbra-filho (Callicebus coimbrai) | Foto: João Pedro Souza Alves
Foto 4 – Sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) | Foto: Whaldener Endo
Foto 5 – Macaco-prego-galego (Sapajus flavius) | Foto: Robério Freire Filho
Foto 6 – Macaco-prego-galego (Sapajus flavius) | Foto: Robério Freire Filho
Foto 7 – Macaco-prego (Sapajus libidinosus) | Foto: Plautino Laroque
Com o intuito de dialogar sobre diferentes aspectos da biologia, ecologia, comportamento e promover a qualificação de manejo e conservação de espécies de primatas existentes no Nordeste, cientistas e estudantes participarão do I Encontro Nordestino de Primatologia (I ENEPrim). O evento será realizado por uma plataforma digital de streaming nas tardes dos dias 24 a 28 de maio.
Apesar das dificuldades impostas por um cenário de pandemia, que inviabiliza reuniões presenciais, a popularização das plataformas para encontros virtuais foi um fator decisivo para permitir a realização do I ENEPrim. Com auxílio dessas ferramentas, os principais primatólogos do Nordeste estarão presentes em mesas redondas para expor temas importantes para pesquisas e conservação como: diversidade e biogeografia; ecologia e comportamento; formação em primatologia; etnobiologia e educação ambiental; manejo em cativeiro e fragmentação e conectividade de habitats.
Segundo Robério Freire Filho, biólogo, doutorando em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos membros da comissão organizadora do encontro, as discussões sobre primatologia conquistam cada vez mais espaço no Brasil. “A Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr) é muito bem estruturada. A região Nordeste conta com grandes nomes da primatologia e bons grupos de pesquisas. Ainda não tínhamos um evento para abordar o tema na região e sentíamos essa necessidade”, ressalta.
De acordo com o biólogo, o evento tem a importância de agregar os vários grupos de pesquisa, entender o que esses grupos estão fazendo, possibilizar o intercâmbio de informações, que facilitam por consequência o desenvolvimento de estudos, parcerias e ações voltadas para a conservação de espécies ameaçadas.
“Neste encontro, o cientista terá acesso ao que está sendo feito na área. Eventos assim trazem a possibilidade de expor o que pode vir a ser o assunto do futuro com relação ao tema. Podem ser momentos muito importantes para quem ainda está na graduação, inclusive, por se tratar de um espaço para conhecer grupos de pesquisas e pesquisadores da área. O evento vem para conectar todas essas pessoas”.
O encontro contará também com palestras do presidente da SBPr, Gustavo Canale; e do presidente da Sociedade Latinoamericana de Primatologia (SLAPrim) e coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Primatas Brasileiros (CPB) / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo), Leandro Jerusalinsky. Além disso, Karen Strier, presidente da Sociedade Internacional de Primatologia; e Russell Mittermeier, presidente do Grupo Especialista de Primatas da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) farão participação especial na abertura do encontro.
O ENEPrim é uma iniciativa do Laboratório de Ecologia, Comportamento e Conservação da UFPE em conjunto com o Projeto Guariba e CPB/ICMBio, com o apoio da SBPr. De acordo com a comissão organizadora, a princípio o evento é direcionado para estudantes, pesquisadores e gestores, mas as discussões irão envolver diversos aspectos próprios das espécies de primatas e a interação destes com o meio ambiente e os seres humanos. Portanto, pessoas da sociedade em geral que se interessam em conhecer mais sobre os primatas existentes no Nordeste e se preocupam com a conservação das espécies, também poderão participar.
Por se tratar de um evento virtual, o público não está limitado ao Nordeste. A expectativa é que as próximas edições do evento possam ser em encontros presenciais, possibilitando uma maior interação entre os participantes e, inclusive, atividades práticas em campo.
Serviço
Link para as inscrições no perfil do Instagram @eneprim2021
E-mail: eneprim2021@gmail.com
Telefone: (85) 9 9438-9019