Ceará terá mestrado e doutorado em Biodiversidade

Um novo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ofertará suas primeiras turmas de mestrado e doutorado no semestre letivo 2019.1. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS).

O programa é ligado ao Departamento de Biologia, do Centro de Ciências. Terá como área de concentração Taxonomia, Uso e Conservação da Biodiversidade, com duas linhas de pesquisa: Taxonomia, Sistemática e Evolução Biológica, e Prospecção e Uso Sustentável da Biodiversidade.

Além de professores do Centro de Ciências, o corpo docente será composto por docentes do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Central Analítica da UFC e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroindústria Tropical. Em breve, será divulgado o edital de seleção das primeiras turmas.

A Professora Izabel Gallão, que coordenou a proposta de criação do programa enviada à Capes, explica que o PPGSIS foi criado para preencher uma lacuna de cursos de pós-graduação stricto sensu no Nordeste que abordem, de forma conjunta, a descrição (taxonomia, sistemática e evolução) e o uso (bioprospecção e conservação) da Biodiversidade.

“A infraestrutura dos laboratórios de pesquisa do Departamento de Biologia, da Central Analítica, do Labomar e da Embrapa Agroindústria Tropical fortalecem a produção de trabalhos nesta área, assim como a formação de recursos humanos altamente qualificados em descrever e utilizar de forma sustentável os recursos bióticos”, destaca a Professora.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: