Campanha ‘Bosques da Memória’ homenageia vítimas da Covid-19

É possível homenagear uma pessoa querida levada pela Covid-19 plantando uma árvore para ela em um bosque da memória

Icapuí – CE. Com o objetivo de plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais da linha de frente da saúde no Brasil, instituições voltadas à preservação do meio ambiente lançam, no dia 12 de dezembro, a campanha “Bosques da Memória: homenagem da Mata Atlântica às vítimas da Covid-19“. Em Icapuí, no Ceará, a Fundação Brasil Cidadão lidera a iniciativa com a plantação de um bosque de mangue com 100 plantas.

“A Campanha Bosque da Memória, além de buscar a transformação desse momento de tristeza e devastação em esperança, dá também início, na Mata Atlântica, à década da restauração do ecossistema 2021/2030, declarada pela ONU. Em Icapuí, estaremos homenageando as vítimas do Covid-19, além dos funcionários da saúde que merecem esse reconhecimento”, afirma Leinad Carbogim, diretora técnica da Fundação Brasil Cidadão.

A iniciativa ocorre em razão dos incêndios que destruíram, principalmente, o Pantanal e a Mata Atlântica. A ideia é transformar esse momento de tristeza em grande gesto de esperança. É possível homenagear uma pessoa querida levada pela Covid-19 plantando uma árvore para ela em um bosque da memória.

A campanha, uma promoção conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA); da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, é desenvolvida de forma participativa e colaborativa e está aberta às pessoas e instituições interessadas, contando desde o início com várias entidades parceiras, entre as quais a Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) e a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD).

É também um espaço de divulgação de outras iniciativas que têm o mesmo objetivo e que vem sendo desenvolvidas por famílias, grupos e instituições.

A Campanha Bosques da Memória, além de buscar a transformação desse momento de tristeza e devastação em esperança, dá início, na Mata Atlântica, à Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Adesão estadual

O Parque Botânico do Ceará, em Caucaia, é uma das Unidades de Conservação designadas pelo Estado para a homenagem com plantio | Foto: Maristela Crispim

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também participa da ação. O titular da Pasta, Artur Bruno, destaca que 2020 está sendo um ano difícil devido à pandemia, à crise climática e às tragédias ambientais, como os incêndios e os desmatamentos que destruíram muitas florestas no Brasil.

Segundo Bruno, familiares das pessoas vitimadas pelo coronavírus poderão plantar as mudas em três unidades de conservação (UCs) estaduais, onde os eventos serão realizados simultaneamente: Parque Estadual do Cocó (Fortaleza), Parque Estadual Botânico do Ceará (Caucaia) e Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-Suja (Guaramiranga).

“As três UCs foram escolhidas por se tratarem de Postos Avançados da Mata Atlântica e onde encontram-se remanescentes do bioma com excelente grau de preservação”, explica Fernando Bezerra, secretário-executivo da Sema e representante do Ceará no Conselho da RBMA. Fernando destaca que as mudas poderão ser plantadas ao longo de seis meses e os interessados poderão também, se quiserem, levar mudas para criar seus próprios Bosques da Memória.

“Nos três locais, os familiares podem plantar mudas ou levá-las. A Sema colocará placa nestas três UCs para sinalizar permanentemente o espaço em homenagem aos nossos irmãos falecidos nesta tragédia mundial”. As atividades seguirão os protocolos sanitários previstos no decreto estadual: máscaras, distanciamento e álcool em gel.

Serviço

O que: Lançamento da campanha “Bosques da Memória: homenagem da Mata Atlântica às vítimas da Covid-19”
Quando: 12 de dezembro – manhã
Mais informações: www.bosquesdamemoria.com
Onde: Icapuí
Parque Estadual do Cocó – Fortaleza
Parque Estadual Botânico do Ceará – Caucaia
Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-Suja – Guaramiranga

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: