Mulheres do Maciço de Baturité promovem festival de moda com foco na sustentabilidade

O projeto foi idealizado pelo Instituto Algodão na Flor, com as produtoras e produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), da Unilab, em alusão ao Dia do Trabalhador

O I Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité surge como expressão da Grife Algodão na Flor, em alusão ao trabalhador e trabalhadora rural, e a possibilidade de mobilizar recursos para a consolidação do Fundo Rotativo Solidário em benefício dos grupos envolvidos

O I Festival de Arte em Moda do Território do Maciço de Baturité, que será realizado de 1º a 5 de maio, em Guaramiranga (CE), surge com o propósito de incluir nas rotas turísticas, culturais e gastronômicas, os trabalhos desenvolvidos por mulheres artesãs, artistas, agricultoras e chefes de cozinha.

O evento reúne uma diversificada programação voltada para visitantes e articuladores dos 13 municípios do Maciço de Baturité, que visam abertura de novos negócios além da região. A serra espera receber até 10 mil pessoas durante os dias da programação.

O projeto foi idealizado pelo Instituto Algodão na Flor, juntamente com as produtoras e produtores que fazem parte da grife Algodão na Flor, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio.

Sendo um grupo de mulheres liderando as ações, projetos e captação de recursos para região, o Festival vai debater temas como Cultura em Moda, Arte e Cultura, Gastronomia, Economia Solidária, Agricultura Familiar, Tecnologias Sociais e Agroecologia.

Será um momento de interação com a Cultura e a Arte, a Gastronomia, a Agricultura Familiar em “moda” onde teias de relações serão construídas e identificadas pelo fazer criativo das produtoras e produtores envolvidos. “Em ‘moda’ porque é preciso fazer o debate atual sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo e na vida das pessoas, sobre a relevância de cuidar da vida e do Planeta se apropriando de novas atitudes e valores”, afirma a coordenadora do FestModa, professora Clebia Mardonia Freitas.

“O evento enfatiza o papel social exercido pelos trabalhadores e trabalhadoras e ainda as suas vivências, viabilizando a execução de políticas de desenvolvimento e da economia criativa, amparada pelos preceitos da economia solidária e suas inter-relações com o desenvolvimento do território”, completa a vice-prefeita de Redenção Ana Paula Braga.

Para a coordenadora institucional, Ana Paula Braga, é um espaço democrático e de direito, que mostra os valores da região, e principalmente, a cultura feita pelas mãos das suas mulheres. “Buscamos privilegiar a troca de experiências entre o saber popular, o saber técnico e a ciência, evidenciando o trabalho de produtores e produtoras do Maciço de Baturité, ou seja, a “Arte em Moda” relacionada a diversas temáticas de atuação em nossa região”, afirma.

O Festival, de interesse social, econômico e político, tem, em sua programação, encontro de sanfoneiros; mesas redondas; workshops; oficinas; encontro de poetas e cordelistas; encontro de repentistas e percussionistas; exposições fotográficas; feira agroecológica; e apresentações artísticas.

Durante o Festival, será lançada a segunda coleção da Grife Algodão na Flor, a partir de criações e peças elaboradas pelos estudantes da Unilab, oriundos dos países da lusofonia brasileira. Haverá, ainda, a I Mostra de Bordadeiras e Rendeiras da Região do Maciço. “Estamos dando voz e oportunidades para que os estudantes e essas mulheres do Maciço mostrem seus trabalhos, sua cultura, e gerem renda. Temos mecanismos e eles devem ser explorados e apresentados ao mundo”, completa a professora Clébia Freitas.

A Roda de comercialização destacará a exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, gastronomia, arte e artesanato oriundos da Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (Racaf) e convidados das redes da Economia Solidária e Economia Criativa.

Durante o festival, estão previstos momentos de produção, reprodução e troca de experiências entre os produtores rurais e empreendedores sociais da região do Maciço de Baturité, composta por 13 municípios, como Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara.

Serviço

O que: I Fest Moda Maciço
Quando: De 1º a 5 de maio de 2019
Onde: Guaramiranga
Inscrições: www.festmodamacico.com

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: