Iniciativas do NE ‘A Vida é Feminina’ e ‘Água Viva na Escola’ se destacam em desafio nacional

Rodada de investimento social patrocinada pela Fundação BB inédita terá aporte de até R$ 3 milhões

O Projeto A Vida é Feminina visa promover o desenvolvimento pessoal socioeconômico de mulheres, responsáveis pelos educandos da Edisca

O resultado da primeira rodada de investimento social do Desafio Transforma!, realizada pela Fundação Banco do Brasil (Fundação BB) foi anunciado no dia 3 passado. As seis instituições selecionadas receberão um investimento social de até R$ 500 mil cada, para reaplicação de Tecnologias Sociais, soluções inovadoras para problemas sociais, que somam saberes populares e da ciência e geram impacto socioambiental positivo. “É uma forma diferente de selecionar projetos e trabalhar com Tecnologias Sociais que são muito importantes para a Fundação BB”, pontua Asclepius Soares (Pepe), presidente da Fundação BB.

Educação

‘Educação e Qualificação Profissional na Amazônia transformando vidas, com uma renda digna, identidade, qualidade de vida e equilíbrio ambiental’
Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (POLOPROBIO) – Castanhal (PA)

‘LeME Tranforma’
Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande – Rio Grande (RS)

‘A Vida é Feminina’
Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) – Fortaleza (CE)

Meio Ambiente

‘Água Viva Na Escola: transformando o semiárido’
Centro Feminista 8 de Março (CF8) – Mossoró (RN)

‘Gestão participativa: água e produção orgânica no Vale do Jequitinhonha – MG’
Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – Turmalina (MG)

‘Arranjo de Tecnologias Sociais de abastecimento de água para comunidades ribeirinhas da Amazônia’
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) – Tefé (AM)

Em sua primeira edição, o Desafio Transforma! recebeu 232 inscrições, 134 foram propostas da área de Educação e 98 de Meio Ambiente. Os projetos finalistas participaram do Pitch Day, dia de apresentação para uma banca de especialistas composta por representantes dos parceiros: BB Tecnologia e Serviços (BBTS), BB Gestão de Recursos (BB DTVM) e Ativos S.A. e apoiadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Microsoft e Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife).

“Este modelo é interessante para a Fundação BB adotar para os próximos certames. A experiência é válida e podemos aprimorar e fazer uso dessa sistemática para a seleção de novos projetos no futuro”, comenta Roberto Benkenstein, diretor executivo da Fundação BB.

O anúncio dos vencedores foi feito no dia 3 de dezembro, em live, como parte do evento em comemoração aos 35 anos da Fundação BB, que celebra sua história de apoio a ações de inclusão socioprodutiva de públicos vulneráveis, de geração de trabalho e renda, de preservação do meio ambiente e educação, valorizando as Tecnologias Sociais.

‘A Vida é Feminina’

Desde 2003, o projeto já atendeu 275 mães, tias ou avós

O Projeto A Vida é Feminina visa promover o desenvolvimento pessoal socioeconômico de mulheres, responsáveis pelos educandos da Edisca. Desde 2003, o projeto já atendeu 275 mães, tias ou avós. A média de permanência dessas mulheres no projeto é de 12 meses.

Já foram desenvolvidos 43 cursos profissionalizantes nas áreas de estética e beleza; corte e costura e moda; gastronomia; curso de gestão básica de pequenos negócios individuais e coletivos; grupos psicoeducativos para educação em Direitos Humanos e Cidadania; aconselhamento psicológico individual; oficinas nas áreas de saúde geral e reprodutiva; oficinas de educação jurídica comunitária; e curso de Informática básica.

Como resultados, 47% das mulheres que participaram das oficinas profissionalizantes estão inseridas no mercado de trabalho nas áreas dos cursos profissionalizantes; 32% passaram a contribuir com a renda familiar em outras áreas profissionais com impacto na renda familiar que chega a 150%. Já foram entregues 16 Kits empreendedorismo e dez bolsas para implementação de pequenos negócios, beneficiando 26 mulheres. Além disso, 81% das mães relatam ter melhorado o relacionamento com os filhos utilizando o diálogo para resolução de conflitos; 100% das mães afirmam estar investindo mais nos cuidados com a saúde, aparência e conduta; 54% afirmam que passaram a dar mais informação aos filhos como resultado da participação no projeto.

Entre 2017 e 2019, 62% das mulheres que participaram das oficinas profissionalizantes estão inseridas no mercado de trabalho nas áreas dos cursos profissionalizantes, com impacto na renda pessoal de 20% a 100%.

Em 2009, o projeto ‘A Vida é Feminina’ foi reconhecido como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Em 2010 o projeto, foi escolhido para ser apresentado em seminário do curso de avaliação econômica de projetos sociais da Fundação Itaú Social, sendo avaliado como projeto economicamente viável. Em 2012, foi premiado na 4º edição do Prêmio ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Brasil. Foi contemplado por atingir o 3º objetivo dos ODMs, de promover a igualdade entre os sexos.

“É um momento de descontrair, interagir com outras pessoas, aprender coisas novas, e posso cozinhar várias coisas gostosas para minhas filhas”, afirma Maria Francineuda Barbosa, 35. “Eu participei em 2017 e foi muito importante para mim. Fez com que eu visse a área que eu já gostava muito, que é a confeitaria, com mais interesse de pesquisar, aprimorar, aprender. Fez com que novas habilidades fossem descobertas, com que a renda familiar fosse complementada. É realmente um projeto extremamente importante”, declara Nazária Marques, 46.

‘Água Viva Na Escola’

O projeto do Centro Feminista 8 de Março (CF8) prevê a reaplicação da tecnologia social “água viva”, que visa o tratamento e a reutilização da água cinza no cultivo de hortaliças, pequenas frutíferas e arbóreas, em 15 escolas de três municípios potiguares.

Fundação Banco do Brasil

Em dezembro de 2020, a Fundação Banco do Brasil completa 35 anos de história, apoiando projetos nas áreas de Educação e Meio Ambiente, promovendo a inclusão socioprodutiva, incentivando o voluntariado, e, especialmente, valorizando as Tecnologias Sociais.

A Fundação BB fomenta e multiplica soluções para a transformação socioambiental do País por meio das melhores práticas de governança e integridade e da mobilização de recursos de novas parcerias com investidores sociais. Nos últimos 10 anos, foram destinados mais de R$ 2,8 bilhões em recursos, aplicados em 6,1 mil projetos sociais, com a participação de 3,6 milhões de pessoas em 2,2 mil municípios brasileiros.

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