Paisagem de pôr do sol em praia com vários tons que vão do preto ao azul passando pelo laranja. As cores do céu estão refletidas na areia molhada e no céu há poucas nuvens. Ao fundo é possível vislumbrar a estrutura da um píer
Praia de Iracema, em Fortaleza (CE) | Foto: Alice Sales

Por Alice Sales
Colaboradora

Fortaleza – CE. A Praia de Iracema, icônico cartão-postal de Fortaleza, receberá o plantio de mudas de espécies de mangue, na próxima quarta-feira (8). A ação é uma atividade do Programa Cuca Ambiental, da Rede Cuca, como celebração do Dia dos Oceanos e faz parte da programação do Mês da Juventude pelo Meio Ambiente.  O momento reúne jovens ambientalistas e voluntários, e é uma ação experimental na tentativa de disseminar espécies de mangue na área. Ao final do plantio, haverá um luau cultural com a Companhia de Música da Rede Cuca, aberto ao público.

Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!

A ação é a continuidade de um plantio pioneiro que já vem sendo realizado na área por meio de iniciativas do Programa Cuca Ambiental, como explica Lídia Rodrigues, educadora ambiental da Rede Cuca: “Nós já estamos desenvolvendo um bosque na Praia de Iracema onde estamos plantando as espécies mangue-preto, mangue-branco, mangue-vermelho e salsa-da-praia, em uma área que chamamos de Mangue dos Crush. Em um outro espaço ao redor, estamos plantando árvores nativas como ipê-amarelo e timbaúba.”

A área da praia contemplada com o plantio situa-se ao lado do Farol da Juventude e do Espigão da João Cordeiro, onde foi identificado que há uma galeria pluvial próxima.  Segundo a educadora ambiental, provavelmente o espaço que receberá as mudas não foi um mangue no passado, mas possui ambiente propício para a reprodução dessas espécies. Além disso, a área foi escolhida para o experimento por se tratar de um ambiente que reúne muitos jovens aos fins de semana, público-alvo da ação. 

A presença de espécies de mangue na Praia de Iracema traz a expectativa da popularização desse tipo de ecossistema, de modo que a aproximação da população e o conhecimento sejam grandes aliados da conservação. Além disso, estima-se que a presença desse tipo de vegetação ofereça benefícios ao microclima do ambiente e atenuem a poluição que possa vir das galerias pluviais.    

“Queremos garantir esse ecossistema tão importante para a biodiversidade e que favoreça a frequência de espécies de fauna características de mangue.  A grande dificuldade tem sido o pisoteamento por parte dos frequentadores da praia.  Por esse motivo, estamos colocando placas de identificação. Nossa intenção é investir, plantar, até que as pessoas se acostumem, acolham e consigam conviver com essa porção verde na praia”, destaca Clarice Araújo, coordenadora de meio ambiente da Rede Cuca. 

Juventude Pelo Meio Ambiente

Grupo de sete jovens, vestidos com camisetas brancas com uma logo redonda em dois tons de verde e duas folhas, como uma fruta, escrito abaixo CUCA AMBIENTAL, posam ao redor de uma mesa retangular com toalha verde e mudas em saquinhos de TNT verdes. Eles estão abaixo de uma tenda branca
Abertura do Mês da Juventude Pelo Meio Ambiente, nesse domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente | Foto: Rede Cuca

O mês de junho contará com diversas ações ambientais promovidas pela Rede Cuca, com foco no engajamento do público jovem de Fortaleza. As ações começaram nesse domingo (5), quando foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Rachel de Queiroz, com uma programação que contou com apresentações culturais, exposição de coleções biológicas, trocas de livros, ração de pets e absorventes por mudas de plantas e oficinas criativas.  

Quanto ao ativismo da juventude em causas ambientais, Lídia Rodrigues, educadora ambiental da Rede Cuca, enfatiza que, “considerando o contexto atual em que vivemos, a juventude é um grupo que se destaca nas mais diversas esferas da sociedade, incluindo as relacionadas às pautas ambientais. Percebi também, pela minha própria experiência como ativista e como educadora ambiental, que nós, jovens, devemos ser protagonistas das causas socioambientais, porque a gente percebe que não existe uma separação entre natureza e sociedade, nós somos a natureza”.

As ações se estendem até o dia 26 e devem contar, ainda, com plantio de árvores nativas e frutíferas, além da celebração do Dia dos Oceanos com o plantio de mangue na Praia de Iracema, Luau Cultural,  Limpeza de Praia, Mostra de Ciências, Manutenção de Hortas e o Rolê Ecocidadão, que abordará como tema o atendimento em saúde e educação ambiental. A programação completa poderá ser conferida no perfil do Instagram da Rede Cuca (@redecucaoficial).

Cuca Ambiental

Dois jovens, vestidos com camisetas brancas com uma logo redonda em dois tons de verde e duas folhas, como uma fruta, escrito abaixo CUCA AMBIENTAL, um com máscara branca, apresentam materiais expostos a criança de camiseta amarela com máscara azul. Ao fundo, desfocadas, aparecem pessoas visitando a exposição
Atividades na abertura do Mês da Juventude Pelo Meio Ambiente, no Parque Rachel de Queiroz | Foto: Instituto Cuca

O Cuca Ambiental é um programa de educação, inclusão e ações socioambientais do Instituto de Cultura, Arte, Ciências e Esportes (Cuca), com o objetivo de promover a proteção da natureza e estimular o engajamento dos jovens fortalezenses na pauta ambiental. O programa trabalha a Educação Ambiental como um direito e melhoria para a qualidade de vida. Já na primeira edição, envolveu diretamente 115 jovens voluntários, que desenvolveram e atuam no programa por meio dos seus sete projetos: Ambientando, Clube da Ciência, Corais, GermInova, Pólis, Semeia Juventude e Voluntariado.

Nesse programa, a juventude é protagonista em todos os processos, produz e participa das diversas ações de Educação Ambiental que são realizadas, em escolas, unidades de conservação e praças. A busca é para alcançar uma convivência harmoniosa entre sociedade e natureza.

Instituto Cuca

O Instituto de Cultura, Arte, Ciências e Esportes (Cuca) é uma organização social, sem fins lucrativos, de pessoa jurídica privada, constituída em 2008, com o objetivo de gerir equipamentos voltados para a juventude.

Atualmente, o Instituto faz a gestão dos cinco Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte que integram a Rede Cuca: Cuca Barra, Cuca Mondubim, Cuca Jangurussu, Cuca José Walter e Cuca Pici. Estrategicamente localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, os Cucas são parte da política pública da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) para as juventudes, executada por meio da Secretaria Municipal da Juventude.

Os equipamentos constituem-se como uma rede de proteção social e de oportunidades, que possibilita à comunidade – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – a promoção e o acesso às ações institucionais, às políticas a ela direcionadas e à sensibilização em relação às suas corresponsabilidades sociais.

Serviço

O que: Plantio de mudas de mangue na Praia de Iracema e Luau Cultural
Quando: 8 de Junho de 2022 (quarta-feira)
Plantio das mudas – 15h30
Luau – 17h
Onde: A partir do Centro Cultural Belchior

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo