O Festival 3i, uma das maiores realizações do jornalismo digital da América Latina, também dará destaque ao empreendedorismo, democracia, diversidade e distribuição
Dividido em cinco trilhas temáticas, o Festival 3i reunirá jornalistas, pesquisadores, estudantes e empreendedores do Brasil e da América Latina para discutir novos caminhos e oportunidades no Jornalismo. O evento, será realizado entre 15 e 25 de março e terá como um dos temas de destaque o Jornalismo Ambiental.
Durante a programação, que será 100% virtual, gratuita e multiplataforma, o evento contará com mesas, painéis e diálogos sobre os cinco eixos abordados. Os conteúdos sobre jornalismo ambiental serão divididos em três mesas que destacarão os seguintes temas: no painel como fizemos e como fazer: as Amazônias brasileiras; “Ecologia do desastre”, uma entrevista com Ailton Krenak; e na mesa Novos olhares para cobertura ambiental.
“O Festival 3i reúne conteúdos extremamente úteis para quem é jornalista ou está em processo de formação. Na área ambiental, Eco Nordeste, o ((eco)) e Agência Envolverde anfitrionam uma mesa que vai trazer muita informação sobre as complexidades da cobertura ambiental, com destaque para mudança climática e justiça social numa pegada que busca os melhores caminhos para conectar esses temas ao dia dia das pessoas”, afirma Maristela Crispim, fundadora e editora chefe da Eco Nordeste e mediadora da mesa “Novos olhares para a cobertura ambiental”.
Dal Marcondes, jornalista e diretor da Agência Envolverde, ressalta que durante muitos anos grupos de jornalistas se especializaram na cobertura de temas ambientais. E assim, foi, inclusive, criada uma organização, a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), para a troca de pautas, fontes e experiências. Para ele, é necessário avançar e fazer com que a cobertura ambiental deixe de ser de nicho. “É preciso que todas as pautas tenham também um olhar para o viés ambiental e de sustentabilidade. Para isso é preciso ampliar a percepção geral sobre a amplitude das questões ambientais em todos os campos do conhecimento”, destaca.
A deterioração das políticas públicas para o Meio Ambiente, o desmonte dos órgãos de fiscalização e controle, a legitimação de argumentos anti-científicos que resultam na destruição da Amazônia e de outros biomas são fatores que tornam o Jornalismo Ambiental cada vez mais necessários.
Paulo André, diretor de o ((eco)), atenta para o fato de que as pautas ambientais estão cada vez mais ganhando as manchetes ao redor do mundo: “Todo mundo fala dos incêndios na Califórnia e no Pantanal brasileiro, do rompimento da barragem em Brumadinho, de eventos climáticos extremos que causam destruição e morte. É impossível se manter alheio às pautas ambientais. Mas tem uma boiada inteira passando abaixo do radar da grande mídia. Quem corre atrás dessas pautas para manter a sociedade informada é o jornalismo ambiental independente”, frisa.
Ajor à frente
Esta edição do Festival 3i conta com a organização da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). A equipe dedica-se há mais de seis meses para fazer o evento acontecer. O trabalho de curadoria dos conteúdos contou com a participação de dezenas dos associados.
“É isso que garante a relevância e a diversidade dos temas que serão tratados, um grande esforço para trazer discussões relevantes para o fortalecimento do jornalismo independente no Brasil. Iniciativas de jornalismo digital são hoje aliadas de primeiro momento da democracia brasileira, além de serem uma vasta fronteira para o exercício do jornalismo profissional e de interesse público. A Ajor nasceu do Festival 3i, então, pra nós, é uma honra e uma alegria estar agora a serviço desse evento tão importante para o jornalismo brasileiro”, ressalta, Guilherme Alpendre, vice-presidente da Ajor.
Além da Organização da Ajor, o Festival conta com o patrocínio do Google News Initiative e Meta Journalism Project. E as trilhas temáticas têm apoio de Climate and Land Use Alliance (Clua), Fundação Tide Setubal e Luminate.
Programação
Os participantes do Festival, poderão interagir, compartilhar desafios e trocar experiências com grandes nomes do jornalismo brasileiro e internacional, além de ter contato com tudo que há de mais atual no ramo do empreendedorismo na comunicação: novos modelos de negócios, narrativas e práticas.
Nesta nova edição, o evento está organizado em mesas, painéis e diálogos que serão transmitidos pelo canal do Youtube e Facebook do Festival 3i. São cerca de 40 horas de programação. O público também poderá conversar diretamente com convidados em salas exclusivas para inscritos. O evento vai se desdobrar ainda em conteúdos multimídia extras que serão lançados ao longo das duas semanas.
Profissionais como Jon Lee Anderson, (New Yorker), Rosental Calmon Alves (Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Cátedra Unesco em Comunicação), Eliane Brum, Alison Bethel McKenzie (Report for America), Kátia Brasil (Amazônia Real), Janine Warner e Mijal Iastrebner (SembraMedia), Ale Higareda (Malvestida.com), Felipe Estefan e Nishant Lalwani (Luminate) estarão presentes.
A Ajor tem um compromisso com a construção do futuro do jornalismo, por isso está investindo na cobertura colaborativa do evento, realizada por estudantes de comunicação de universidades de diferentes partes do País. O programa #FocaNo3i vai oferecer formação aos alunos, que serão acompanhados por professores da área e jornalistas.
As inscrições
Para se inscrever no Festival 3i 2022 basta se cadastrar no site do evento. Os inscritos vão receber por e-mail todos os links para acompanhar a programação. Você também pode ficar por dentro de tudo que acontece no Festival pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.