Ufersa é a segunda instituição da Rede Prodema a não estar localizada em capital de Estado, além de estar inserida no Semiárido e não no litoral | Foto: Maristela Crispim

Mossoró – RN. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento em Meio Ambiente (Prodema) aprovou, em dezembro, o ingresso da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) no grupo de instituições que ofertam o curso de doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, promovido por uma associação ampla de instituições públicas de ensino superior da região Nordeste.

A Rede conta atualmente com a participação de sete instituições, sendo seis universidades federais e uma estadual. São elas:

  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

A Ufersa será a oitava instituição integrante da Rede. Segundo o professor Rafael Rodolfo de Melo, do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais (DCAF), a Ufersa é a segunda instituição do grupo a não estar localizada em capital de Estado. A UESC fica em Ilhéus, no Sul da Bahia.

“Essa interiorização do ensino de pós-graduação é essencial para redução das desigualdades regionais. Outra característica relevante é a inserção da região Semiárida abrangida pela Ufersa, já que a maior parte dos integrantes da Rede tem sua sede em regiões litorâneas e/ou metropolitanas”, destaca.

O Prodema conta com conceito 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o conceito máximo para cursos nacionais, e com viés de alta para próxima avaliação quadrienal. Além disso, por se tratar de um programa multidisciplinar, ele preencherá uma lacuna importante na formação de recursos humanos em nível de doutorado da região. A expectativa é para que a primeira seleção já aconteça no segundo semestre de 2020 para o ingresso em 2021.

Soma de esforços

Os trabalhos para o processo de credenciamento da Ufersa na Rede Prodema foram iniciados ainda no primeiro semestre de 2019 com apresentação de uma carta de intenções. Em setembro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jean Berg, com o professor Rafael Melo, apresentou oficialmente a proposta de credenciamento, no XXIII Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema, realizado em João Pessoa (PB).

Em novembro, a Ufersa recebeu a visita de uma comissão formada por três professores da Rede para análise de infraestrutura administrativa, laboratórios e biblioteca, composta pelos professores Josicleda Galvincio (UFPE), Reinaldo Lucena (UFPB) e Cibele Pontes (UFRN).

Eles se reuniram com o reitor José de Arimatéia de Matos; o vice-reitor, professor José Domingues Fontenele Neto; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jean Berg; e com um grupo interdisciplinar de professores que apresentavam potencial para compor um novo quadro de docentes do Prodema/Ufersa.

Reunião entre a comissão do Prodema e Reitoria da Ufersa, em novembro de 2019 | Foto: arquivo pessoal R.R.Melo

Matéria editada da original

Ufersa integra PRODEMA e passa a ofertar Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo